São Paulo, terça-feira, 06 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FICHA DA PLANTA

O perfume da baunilha

O costume de utilizar a baunilha (Vanilla planifolia) em doces é anterior à descoberta da América pela Espanha.
Logo quando as primeiras embarcações chegaram ao México, os exploradores se depararam com a tradição dos astecas em utilizar a baunilha para aromatizar seus alimentos, perfumes e também os chocolates.
A baunilheira é uma planta trepadeira da família das orquídeas. Tem um caule longo e flores amarelas onde se encontram os frutos. É a partir de suas sementes que se extrai a essência da baunilha.
Para cultivar a baunilha, é necessário um clima quente e úmido, devendo ser plantada à meia-sombra.
O solo deve ser rico em composto orgânico. Ela costuma ser plantada por meio de estacas de 40 cm a 80 cm de comprimento, em uma cova adubada com esterco bovino, húmus de minhoca ou matéria orgânica.
Também é necessário direcionar o seu crescimento. Para isso, ela pode ser plantada ao lado de árvores como o cajueiro e o abacateiro. A melhor época para o plantio é entre os meses de setembro e março. Já a colheita dos frutos secos deve ser realizada no terceiro ano após o plantio.
A baunilha é utilizada no preparo de doces, sorvetes e pudins. Além disso, a indústria utiliza a sua essência em biscoitos e chocolates.


Texto Anterior: Época de podar
Próximo Texto: Receita: Quibe de soja
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.