São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS
Estudo da Universidade de Purdue mostra a agricultura do futuro
Economia global vai mudar gerenciamento na fazenda

BRUNO BLECHER
enviado especial a Indiana (EUA)

Durante 18 meses, mais de 50 professores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Purdue, nos EUA, investigaram os impactos da globalização da economia e das novas tecnologias no mercado mundial de alimentos, buscando apontar as tendências da agricultura no novo milênio.
O resultado desse trabalho, o relatório "Sistemas Alimentares do Século 21 - Preparando-se para o Novo Milênio", foi apresentado no final de setembro, durante seminário promovido pela New Holland (indústria de máquinas agrícolas do grupo Fiat) no campus da universidade, em West-Lafayette, no Estado de Indiana.

Instabilidade de preços
"A agricultura terá que enfrentar mudanças drásticas no futuro, devido não apenas à globalização do ambiente econômico como também às mudanças de comportamento dos consumidores", disse Dave Downey, diretor do Centro de Negócios Agrícolas da Universidade de Purdue, na apresentação do seminário.
Segundo Downey, os agricultores devem enfrentar nos próximos anos um período de maior instabilidade nos preços das commodities, como consequência da lentidão das negociações do Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio) e de problemas climáticos, como o El Niño, que afetam o desempenho das safras.
Outra tendência apontada no seminário foi a concentração da indústria de alimentos.
"As empresas compradoras de alimentos serão cada vez menores em número e maiores em tamanho. Isso obrigará os produtores a compatibilizar sua escala a fim de atendê-las de forma eficaz", afirmou a economista Roberta Cook, da Universidade da Califórnia, que previu um crescimento das parcerias entre agricultores e supermercados.
Na opinião da economista, os produtores devem ficar atentos também às mudanças nos hábitos de consumo que ocorrem por influências regionais, crescimento econômico, participação da mulher no mercado de trabalho e preocupação dos consumidores com a saúde.

Fazenda industrial
Consumidores cada vez mais exigentes e mercados globais devem provocar mudanças no gerenciamento das fazendas, segundo o professor Michael Boehlje, do departamento de economia agrária.
"Além de aumentar de tamanho, as fazendas começarão a adotar técnicas de compras, gerenciamento de estoque e controle de processos semelhantes aos usados na indústria."
Wallace Tyner, diretor do departamento de economia agrária, destacou a importância da biotecnologia para o crescimento da produção. "Existe um potencial muito limitado para a expansão da área cultivada. Novos métodos de desenvolvimento genético das plantas, porém, deverão contribuir para o aumento da produtividade."


Bruno Blecher viajou aos EUA a convite da New Holland



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.