São Paulo, terça, 13 de outubro de 1998

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Consumidores estão diversificando suas dietas

do enviado especial

A seguir os principais trechos da palestra da economista Roberta Cook:

HÁBITOS DE CONSUMO - "O mercado de alimentos na América do Norte e na Europa está amadurecendo, do ponto de vista tanto da taxa de crescimento da demanda como da idade média dos consumidores. Embora o consumo de alimentos seja relativamente estável, os consumidores estão modificando o "mix' dos grupos alimentícios, diversificando sua dieta e buscando qualidade. Nos EUA e na Europa, as preferências dos "baby-boomers' (pessoas nascidas durante a explosão demográfica pós-Segunda Guerra Mundial) e dos consumidores mais velhos estão influenciando o mercado de alimentos. Na América Latina, a demanda é mais fortemente influenciada por crianças e jovens."

AMÉRICA LATINA - "Nos países da América Latina, o consumo de alimentos está aumentando, como resultado do crescimento econômico e da renda. O "mix' de produtos e a qualidade dos alimentos também estão mudando. Se continuar o ritmo de crescimento econômico, os latino-americanos irão aumentar o seu consumo de proteínas animais, frutas e vegetais, diminuindo o consumo de amidos. Também vão se tornar importantes mercados para os produtos europeus e norte-americanos. Hoje, só o Brasil importa US$ 7 bilhões de alimentos por ano."

INFLUÊNCIAS - "Os consumidores norte-americanos, que hoje viajam ao exterior mais do que nas últimas duas décadas, estão sendo influenciados pelos hábitos de outros países. A recíproca também é verdadeira. Os hábitos alimentares mexicanos estão exercendo uma grande influência sobre o mercado de alimentos dos EUA. As vendas do molho mexicano salsa, por exemplo, estão superando as de ketchup. Da mesma forma, na América Latina há um crescimento na demanda pelo fast food norte-americano."

SABOR GLOBAL - "Marcas globais de fast food, tais como McDonald's e Pizza Hut, são responsáveis por um certo grau de homogeneização de preferências alimentares em termos internacionais."

SAÚDE - "Nos EUA existe uma crescente preocupação com a saúde e a nutrição, o que tem afetado a demanda por alimentos, estagnando o consumo de carnes vermelhas, estimulando a produção de aves, diminuindo o consumo de ovos e aumentando o de verduras e frutas. A demanda por linhas saudáveis de alimentos, do tipo "lean cuisine' (que indica pouca gordura), está aumentando em todo o mundo. Entretanto hábitos consolidados demoram a mudar. Os norte-americanos são um bom exemplo disso. Nos EUA, fala-se muito em saúde e nutrição, mas muitas vezes o comportamento dos consumidores não é coerente com isso. Muitas pesquisas demonstram que eles estão saturados de informações conflitantes sobre saúde e nutrição e que a preocupação com o consumo de colesterol, sal e gorduras está em baixa."

NICHO VERDE - "A preocupação dos consumidores em relação ao meio ambiente e à segurança dos alimentos estimulou o rápido desenvolvimento de um mercado para frutas e verduras frescas cultivadas organicamente (sem uso de agrotóxicos ou de adubos químicos). Embora os alimentos orgânicos representem ainda menos de 2% do total das vendas de frutas e verduras, a demanda está em franca expansão. Na Áustria, 12% da área cultivada está agora sob produção orgânica, enquanto nos EUA o espaço ocupado é menos de 1% do total. O mercado de produtos orgânicos já constitui um sólido nicho. Mas, apesar de muitos consumidores manifestarem o desejo de comprar produtos orgânicos como forma de proteger o meio ambiente, não estão dispostos a pagar muito caro por isso."

CONVENIÊNCIA - "As mulheres estão participando cada vez mais do mercado de trabalho, portanto devemos aguardar um aumento da demanda por alimentos de conveniência e do hábito de se alimentar fora de casa. Os EUA lideram essa tendência de comer fora, sendo que quase a metade das despesas do consumidor envolvendo alimentação é com comida fora de casa. As lojas de delivery (entrega de comida pronta), a compra de alimentos pela Internet e os serviços de entrega em domicílio estão em expansão."

OPORTUNIDADES - "Os produtores devem estar prontos para mudar o "mix' de sua safra e para atender às mudanças sinalizadas pelo mercado. Produtores de legumes da Holanda identificaram um aumento na demanda por pimentões coloridos e tomates menores. Investiram na pesquisa e no desenvolvimento de novas variedades. Produtores da Califórnia (EUA) responderam à demanda por conveniência ao comercializar cenourinhas já descascadas em vários tipos de embalagem, cada uma visando um tipo de ocasião, como lanches e coquetéis."



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