São Paulo, Terça-feira, 14 de Dezembro de 1999


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Abia quer vender alimentos via Internet

do enviado especial

Mercado que deverá crescer 15% este ano, o ""food service" (comidas servidas fora de casa) terá agora um canal virtual de negócios na Internet.
O projeto, que será inaugurado em fevereiro próximo, parte de um convênio entre a Abia (Associação Brasileira da Indústria da Alimentação) e a Interchange, empresa prestadora de serviços em eletrônica.
As duas entidades criaram uma empresa batizada de Comunidade Food Service para gerenciar os negócios.
Quando estiver em atividade, o sistema funcionará como um grande distribuidor de produtos e serviços voltados para o setor.
Os donos de estabelecimentos acessam o serviço pela Internet. Basta preencher uma ficha de inscrição. O serviço é gratuito. A única exigência é que a empresa tenha CGC.

Clientes
Não funcionará, portanto, como um supermercado, pois não atende ao consumidor final.
""Nossos clientes potenciais são aqueles que preparam comida fora de casa, desde hospitais até escolas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos", diz o presidente da Abia, Edmundo Klotz.
Ao entrar no site, os comerciantes realizam uma busca por produto ou por marca. Na lista que aparece em sua tela, ele já vê o preço do produto e do frete.
Quatro grandes bancos (Real, Unibanco, Itaú e Bradesco) também estarão presentes no serviço, oferecendo crédito para as compras, a juros de 2% ao mês.
Executada a compra, a Comunidade Food Service emite a nota fiscal, entregue juntamente com o produto.
O presidente da Abia, Edmundo Koltz, estima que o sistema deverá movimentar US$ 450 milhões no próximo ano, ocupando cerca de 3% do mercado de food service, hoje em torno de US$ 15 bilhões.
Klotz projeta um crescimento dessa fatia para até 10% das vendas totais, quando, acredita, o food service estará movimentando entre US$ 25 bilhões e US$ 30 bilhões.
"Além da diversidade de produtos, o comerciante economizará também no frete, pois comprará tudo de uma mesma central."
A Comunidade Food Service terá todos os produtos que vende em estoque. De acordo com Klotz, esse tipo de serviço é inédito no mundo.
Proprietário de uma torrefação de médio porte no interior de São Paulo, a Café Serra Negra, Vivaldo Gonçalves acertou sua participação na Comunidade Food Service durante o Encafé.
"A maior vantagem é que, apesar da produção pequena, terei todas as prerrogativas de uma grande empresa, como logística, diversidade e agilidade na entrega", afirma.
A inauguração do serviço será feita durante a Feira da Comunidade Food Service, que acontecerá de 8 a 10 de fevereiro no Shopping Center Norte, em São Paulo. O site, no entanto, já está no ar.


Na Internet - www.foodservice.com.br



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