São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sítio produz dez vezes mais

da Reportagem Local

O professor Gomes cita o exemplo de uma família de sitiantes de Viçosa (MG) para ilustrar a tese segundo a qual o pequeno produtor de leite pode obter sucesso.
O casal Geraldo e Neusa Monteiro explora há 20 anos a atividade. Além de se manter no sítio, o casal consegue estudar a filha Mônica, que faz zootecnia na Universidade de Viçosa e que dará continuidade ao trabalho da família.
No início, a produção era de apenas 48 litros/dia, o manejo do rebanho extremamente deficiente e as vacas não tinham qualidade.
Em 88, a universidade deu início a um trabalho de parceria com empresas privadas visando dar suporte tecnológico e genético aos pequenos sitiantes.
Orientados pelos alunos, os Monteiro melhoraram o nível do gado, investiram em benfeitorias com recursos do próprio sítio e, dos 48 litros/dia, a produção saltou para os atuais 500 litros/dia.
A proposta é aumentar o volume para 1.000 litros/dia no ano que vem, pois o negócio dá lucro, diz Gomes, que relatou em livro a experiência da família.


Texto Anterior: Agrobusiness: Tecnologia sustenta emprego na pecuária
Próximo Texto: Importação de leite cai 11%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.