São Paulo, terça, 24 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colômbia investe R$ 60 mi em marketing

free-lance para a Folha

O marketing agressivo do café brasileiro este ano é a primeira tentativa do país para recuperar o tempo perdido para seu maior concorrente no mercado internacional, a Colômbia.
Segundo o secretário-geral da Febec (Federação Brasileira dos Exportadores de Café), Francisco Ourique, os colombianos investem US$ 60 milhões na divulgação de seu café.
Nos últimos 20 anos, diz ele, a Colômbia gastou US$ 1 bilhão no processo de padronização e de marketing do produto.
A padronização dos cafés colombianos, diz Ourique, não ocorreu por acaso.
"Com ela, foi possível criar no consumidor a identificação de um produto homogêneo", afirma.
Além do trabalho de marketing institucional, os colombinos incentivavam os torrefatores a vincular suas marcas ao café do país.
"O governo colombiano chegava inclusive a bancar parte das campanhas dessas marcas."
Como resultado, a participação do café colombiano no mercado internacional subiu de 10,7% , em 1976, para 21,3 %, em 92.
O café brasileiro, que em 1970 detinha 32,4% do mercado, passou a ocupar uma fatia menor no ano de 92 (22,4%).
"Antigamente, Brasil era sinônimo de café. Hoje, perdemos essa imagem para a Colômbia."
Mas o quadro de perda de mercado para os colombianos está se revertendo.
Enquanto a Colômbia teve sucessivas quebras de safra nos últimos anos, o Brasil se prepara para colher este ano a maior safra da década, estimada pelo governo em 30,17 milhões de sacas.
A partir de 93, a Colômbia passou a enfrentar problemas com a broca, praga que ataca os cafezais, o que prejudicou a qualidade do produto e reduziu a área plantada.
Segundo a Febec, 10,4% da área plantada na Colômbia foi erradicada nos últimos cinco anos, e hoje apenas 50% do café produzido tem qualidade para exportação.
A participação do produto colombiano no mercado internacional caiu para 13,84% em 97.
O Brasil, de acordo com a Febec, se manteve em um patamar estável nos últimos anos, e o café do país ocupou uma fatia de 21,24% do mercado no ano passado. (FEM)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.