São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebanho nacional é de 3 milhões

DO ENVIADO ESPECIAL

Estima-se que o Brasil possui um rebanho de 3 milhões de búfalos. ""É um número confiável, mas não existe um levantamento preciso", diz o professor Ramos. Em 1970, os bubalinos eram apenas 120 mil no país.
De acordo com outro especialista, o agrônomo João Carlos Aguiar de Mattos, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, a distribuição dos animais pelas regiões do país é a seguinte: Norte (50%), Nordeste (14%), Sul (9%), Sudeste (15%), Centro-Oeste (12%).
As raças por aqui selecionadas são a murrah, a jafarabadi e a mediterrânea. Existe ainda a carabao, ""quase em extinção".
A fazendeira Rizzolli usa a murrah para a produção de leite. Ela tem fêmeas que chegam a pesar uma tonelada.
Apesar de rústicos sob condições tropicais, de ter um leite de maior teor de sólidos (portanto, mais valorizado) e uma alta eficiência reprodutiva, o búfalo é criticado principalmente por não respeitar as cercas e também por ""devorar tudo ao seu redor".
""No primeiro caso, recomenda-se o uso da cerca elétrica", afirma Francisco Pereira Lopes.
""É uma falácia dizer que o búfalo é predador. Ao contrário, por ser ruminante, ele escolhe as plantas naturais que come", diz o professor Ramos.
A cooperativa de São Carlos está solicitando à Secretaria da Agricultura parte da verba destinada ao programa de incentivo à bubalinocultura no Vale do Ribeira para expandir a criação.



Texto Anterior: Leite de búfala
Próximo Texto: Radar: Feijão precisa ser irrigado em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.