São Paulo, terça, 30 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa do PR aproveita mata

da Agência Folha, em Londrina

O programa de fitoterapia da Klabin do Paraná Produtos Florestais, de Telêmaco Borba (nordeste do Estado), é hoje responsável por 70% dos atendimentos médicos da empresa.
São beneficiadas cerca de 15 mil pessoas, entre funcionários e seus dependentes.
Implantado em 1984, o programa tem o invejável índice de 97% de aceitação entre as pessoas atendidas.
Em média, a empresa realiza 40 mil atendimentos médicos por ano.
"Além de mais eficientes, os fitoterápicos saem 56% mais baratos para a empresa, se comparados aos medicamentos convencionais", diz Loana Johansson, farmacêutica responsável pelo laboratório da Klabin.
Para a obtenção da matéria-prima, a Klabin utiliza seus 80 mil ha de florestas nativas.
Também cultiva plantas exóticas (não existentes nas florestas brasileiras) de interesse fitoterápico.
Além das matas nativas, ricas em biodiversidade, a Klabin possui outros 136 mil ha de reflorestamentos, nos quais se destaca o eucalipto, árvore de interesse medicinal.
O programa da Klabin é dividido em três áreas: o agroflorestal, responsável pela coleta, pelo cultivo de plantas medicinais e pelo manejo das florestas nativas; o farmacêutico, encarregado da seleção, do beneficiamento, do controle de qualidade e do processamento das fórmulas farmacêuticas; e o médico, que atua na aplicação e na coleta de informações sobre o uso do produto pelos pacientes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.