São Paulo, terça, 30 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PECUÁRIA
Diversificação ocorre a pedido de criadores da região
Festa do Leite de Batatais expõe também gado de corte este ano

free-lance para a Folha

Batatais (SP) sediará, a partir da próxima sexta-feira, dia 3, a 28ª Festa do Leite, uma das mais tradicionais feiras de gado holandês do país.
A expectativa dos organizadores é que um público de mais de 110 mil pessoas visite o evento.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Batatais, Agnaldo Sérgio Lellis, os negócios em torno da feira devem alcançar a cifra de R$ 1,2 milhão, valor próximo da arrecadação obtida em 97.
O número de animais em exposição, no entanto, deve subir, passando de 270, na última edição, para 300, este ano.
Uma das maiores atrações será o torneio leiteiro, que acontece desde a primeira edição da feira, em 1968, com duração de 72 horas.
Vence o torneio o animal que conseguir produzir a maior quantidade de leite nesse intervalo de tempo, em nove ordenhas.
Em 1968, a vaca campeã obteve a média de 30,6 kg de leite/dia. Já em 1990 a média diária atingiu a marca de 64 kg de leite/dia.
Em 1994, o recorde sul-americano foi quebrado em Batatais, quando a vaca Essy rendeu 80 kg de leite/dia.

Diversificação
Para Lellis, a mostra de holandês é a parte mais importante da festa, mas este ano as atividades em Batatais serão diversificadas.
Pela primeira vez estarão expostos animais de raças utilizadas para o corte, como simental, guzerá, gir, tabapuã e nelore.
Apesar da crise no setor leiteiro, Lellis atribui a diversificação a uma demanda dos próprios criadores da região.
"Há muitos pecuaristas de corte por aqui. Esses criadores vinham pedindo há tempos um espaço na Festa do Leite", afirma.
Este ano, diz Lellis, ainda não haverá julgamento das raças estreantes, diferente do que acontece com o gado holandês. Segundo ele, isso deve ocorrer a partir da próxima edição da feira.

Mangalarga
Os cavalos também são atração importante na festa. Durante os dez dias de evento haverá mostras e julgamentos de animais mangalarga e mangalarga marchador.
Além disso, estão marcados rodeios com equinos e bovinos para os três últimos dias da feira.
Para as crianças, os organizadores guardam outra atração: a mostra de pequenos animais, durante todos os dias da festa.

FESTA DO LEITE DE BATATAIS -De 3 a 12 de julho, no parque de exposições Antônio Carlos do Prado Baptista. Informações pelo tel. (016) 761-2715.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.