São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Editorial

"Ne plus ultra!"

por CLAUDIO ANGELO

Os desbravadores da Antártida usavam essa frase ("não mais além", em latim) sempre que avançavam o máximo, aonde ninguém havia estado antes. O colunista da Folha Marcelo Leite e o repórter fotográfico Toni Pires, podem repeti-la com orgulho: em dezembro último, tornaram-se os primeiros jornalistas brasileiros a pisar o interior do continente gelado, chegando a 1.083 quilômetros do polo Sul geográfico. Se bom jornalismo é ir aonde nenhum outro repórter foi e contar a seu leitor uma história, Marcelo, 51, e Toni, 43, atingiram sua essência.

E que história eles têm para contar. A dupla passou 14 dias nos montes Patriot, sem banho, dormindo em barracas, para acompanhar com exclusividade o trabalho dos pesquisadores da Expedição Deserto de Cristal - a primeira missão científica brasileira no interior da Antártida e o maior salto já dado na ciência polar nacional em seus 27 anos. A expedição é um dos pontos altos da participação brasileira no Quarto Ano Polar Internacional, um esforço de pesquisas que se encerra neste mês e envolveu cerca de 5.000 cientistas de 60 países, destinado a entender as relações das regiões polares com o clima.

Marcelo define a jornada: "Foi um dos trabalhos mais importantes em meus 30 anos de jornalismo. Uma experiência sensorial e intelectual única: por mais que se leia sobre a Antártida, não há nada parecido no mundo". Toni, em sua segunda viagem à região, concorda: "Foi uma experiência de vida, diferente de todas as outras pautas jornalísticas". O frio e o desconforto físico, dizem ambos, acabaram eclipsados. Nas próximas páginas, você acompanha a aventura dos dois e dos cientistas brasileiros no desbravamento da última região desconhecida do planeta.


Próximo Texto: No coração da Antártida: O relato da expedição

Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.