São Paulo, terça-feira, 01 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Até tu, Brutus?
A despeito das declarações públicas de solidariedade, existe na bancada do PT quem sonhe em emergir candidato à presidência da Câmara se a ressurreição do caso Lubeca fizer naufragar o nome oficial da sigla para o posto, Luiz Eduardo Greenhalgh.

Sou você amanhã 1
Em encontro com Greenhalgh, Geraldo Alckmin criticou as candidaturas avulsas. "Os partidos são uma companhia melhor", disse o governador tucano, já pensando na dor de cabeça que a oposição pretende lhe dar na disputa pelo comando da Assembléia paulista.

Sou você amanhã 2
Embora animada com a atitude de Alckmin, a campanha de Greenhalgh teme que a bancada estadual do PT resolva fazer com o governador o mesmo que os vereadores do partido fizeram com José Serra na eleição da Mesa da Câmara paulistana.

Operação casada
Reunião hoje entre João Paulo Cunha e os líderes da Câmara definirá a vaga do PMDB na Mesa Diretora. Se o partido escolher a primeira vice-presidência, será sinal de acordo entre a ala pró-governo e o oposicionista Geddel Vieira Lima. O acerto inclui o apoio a Greenhalgh.

Novo round
O candidato do governador José Reinaldo (PTB) venceu o nome da preferência de Roseana Sarney (PFL) na eleição da Assembléia do Maranhão.

Dupla jornada
Para tristeza de seus desafetos no PT e no governo, não procede a versão de que Henrique Meirelles terá obrigatoriamente de abrir mão da presidência do BC caso resolva, até outubro, filiar-se a um partido para concorrer a cargo eletivo em 2006.

Nada demais
Nas palavras de um ministro que fez sua estréia no AeroLula na viagem a Davos, o interior do novo avião presidencial é "austero". Resta saber se a avaliação não está contaminada pelo desejo de agradar ao chefe.

Vinho da casa
Nada de Romanée-Conti a bordo do AeroLula. Foi fornecido pela Embrapa o tinto nacional servido no vôo para o Fórum Econômico Mundial.

Próximo abacaxi 1
Segundo estudo dos tucanos, o déficit previdenciário paulistano encerrou a gestão Marta Suplicy beirando R$ 1,4 bi, já que a petista não adaptou a seguridade do funcionalismo municipal às regras aprovadas em Brasília. O custeio do sistema deve consumir 12% do Orçamento.

Próximo abacaxi 2
Um dos primeiros testes para José Serra na Câmara -e entre o funcionalismo- será a reforma da Previdência municipal. Projeto que deverá ficar pronto neste semestre eleva de 5% para 11% a alíquota de contribuição.

Voto extremo
O TRE de São Paulo entregou os títulos eleitorais de três novos locais de votação da capital: Ponte Seca, Jardim das Fontes e Engenheiro Marsilac, todos na populosa periferia sul da cidade.

Tudo de novo
Cinco municípios paulistas terão eleição no dia 27 de fevereiro: Bento de Abreu, Iaras, Ibirarema, Serra Negra e Viradouro. Nesses locais, o número de votos nulos superou 50% do total.

Em casa
Luizianne Lins convidou Hugo Chávez para visitar Fortaleza. Se aceitar, o presidente venezuelano deverá aprovar o gabinete da prefeita petista, decorado com faixa vermelha encimada por imagem de Che Guevara.

Vietnã é "in"
Os acessórios mais procurados nas barraquinhas do Fórum Social foram chapéus modelo vietcongue e camisetas com a estampa do líder Ho Chi Min.

TIROTEIO

Do deputado pefelista Rodrigo Maia (RJ) sobre Frei Betto, que comparou a administração Lula ao início do governo revolucionário de Fidel Castro:
-Ele deve estar falando é de como será o final deste mandato e a eventual reeleição: o Brasil transformado em imensa Cuba.

CONTRAPONTO

Patrimônio histórico

O deputado federal Renildo Calheiros (PC do B-PE) jantava recentemente em restaurante de Recife quando encontrou o secretário pernambucano da Defesa Social, o tucano João Braga.
Braga, deputado estadual, é conhecido entre os políticos locais por seu senso de humor afiado e inabalável. Com ar sério, o secretário foi até a mesa de Calheiros e pediu:
-Renildo, estou precisando do endereço de sua casa.
-Por quê, João?, indagou o deputado federal.
-É que o governo está criando um novo roteiro turístico da cidade. Quero incluir a sua casa nele, juntamente com a de outros recifenses famosos.
Sem entender, o deputado limitou-se a esperar pelo desfecho do que já intuía ser uma brincadeira do amigo.
-Quando a excursão parar lá, vamos dizer: aqui vive o último comunista do Recife!


Próximo Texto: Relatório do TCU questiona obras negociadas com FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.