São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duque de Caxias se feriu no Vale

das Regionais

Os moradores de Silveiras já apoiaram duas revoluções e mantêm trincheiras abertas até hoje nos morros onde houve batalhas.
As trincheiras existentes na cidade são de 1842, ano em que famílias de Silveiras enfrentaram tropas de duque de Caxias -à época, barão- na Revolução Liberal.
O levante, comandado por liberais que queriam maior participação no governo conservador, terminou após a batalha de Silveiras, citada como a mais sangrenta da revolução no livro "História Geral da Civilização Brasileira" ("O Brasil Monárquico"), organizado por Sérgio Buarque de Hollanda.
De acordo com o livro, Caxias ficou ferido em Silveiras.
Ao todo, segundo registros históricos, foram 48 mortos e 14 feridos. Após o combate, a cidade teve de suportar ainda dois dias de saques, promovidos por tropas governistas.
O caos da guerra voltou a se instalar na cidade entre os dias 3 e 12 de setembro de 32.
Novamente em apoio a revolucionários, moradores de Silveiras lutaram contra o governo e foram contidos pelas forças federais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.