São Paulo, segunda, 1 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA

Sem-terra invadem fazenda em Dracena

da Agência Folha, em Marília

Um grupo de 80 trabalhadores rurais sem-terra ligados ao Movimento Terra Brasil invadiu a fazenda Santa Luzia das Marrecas, em Dracena (645 km a noroeste de São Paulo), anteontem à noite.
Segundo o proprietário Marcos Costa, 37, os sem-terra montaram barracos a cerca de 1 km da sede da fazenda, mas não chegaram a danificar cercas da propriedade.
Marcos Costa ajuizou um pedido de reintegração de posse na Justiça de Dracena.
O fazendeiro afirmou que a fazenda tem 1.200 hectares, é utilizada para a criação de 1.500 bois e está sendo preparada para o cultivo de culturas anuais. A fazenda foi vistoriada em dezembro pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
O laudo do Incra, que vai indicar se a propriedade é produtiva ounão, ainda não foi divulgado.
O líder do Movimento Terra Brasil, Richard Sorigotti, 28, não foi localizado pela Agência Folha.
O movimento é uma dissidência do grupo Brasileiros Unidos Querendo Terra, que atua na área de Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo.
Esse grupo planeja fazer nesta semana um bloqueio na rodovia Raposo Tavares, com 2.000 famílias, para reivindicar mais agilidade na liberação de verbas para assentamentos na região do Pontal.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.