São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Bumerangue
Lula, em janeiro de 1999: "Se FHC não pode cuidar do desemprego e não pode fazer o país voltar a crescer, que peça as contas." Na última sexta-feira o IBGE divulgou que o PIB caiu 0,2% em 2003 e o desemprego subiu para 11,7% em janeiro.

Menu eleitoral
No dia 15 Lula se reúne com os prefeitos do PT de capitais. Discutirá a estratégia eleitoral do partido e apresentará programas federais que podem ser usados como bandeiras de campanha. Também comentará a investigação do caso Waldomiro.

Fé no crédito
Organizadores da Marcha Nacional dos Prefeitos esperam que Lula leve seus principais ministros ao evento, que ocorrerá em Brasília entre os dias 16 e 18. Aguardam o anúncio de programas de facilitação de acesso ao crédito aos municípios.

Semana difícil
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, está preocupado com o excesso de medidas provisórias que vão trancar a pauta da Casa nesta semana. Serão oito. Avalia que elas atrasarão a formação da agenda positiva, como a votação do projeto de reforma política e o PPP.

Família do barulho
De Leonel Brizola, sobre a encrenca entre o PT e seu filho José Vicente, que acusa o partido de financiar campanhas com dinheiro do jogo: "Quem com Brizola fere, com Brizola será ferido". O pai está rompido com o filho desde 2001, quando José Vicente foi para o PT.

País das metáforas
Ainda esperançoso em emplacar a CPI dos Bingos e acreditando na inocência do ministro José Dirceu (Casa Civil), o senador Magno Malta (PL) o compara a um "lateral de time pequeno": "Subiu para apoiar o ataque do governo e tomou uma bola nas costas do Waldomiro".

Montanha de soja
O Ibama embargou a obra de ampliação do porto de São Francisco do Sul (SC), por onde é escoada a soja transgênica proibida de circular pelo Paraná. Com o embargo, o porto está praticamente parado há 12 dias.

Cobrança judicial
Exportadoras de soja que utilizam o porto de São Francisco do Sul afirmam perder US$ 50 mil por dia de atraso no embarque da carga. Ameaçam cobrar o governo na Justiça pelo prejuízo.

Feudo repaginado
O PMDB ocupa 5 das 23 coordenadorias regionais do DNIT, órgão que sucedeu o DNER, reduto peemedebista. Três (PI, CE e MA) estão com aliados de José Sarney. O PL tem 11 cargos. O PT, 3. PDT e PSB, dois cada.

Cargo estratégico
O PTB conseguiu indicar o diretor financeiro do DNIT. Mas o coordenador financeiro, que é quem ordena as despesas, é do PT de Uberaba (MG).

Realizações
Anderson Adauto apresentará a Lula na próxima semana o balanço de sua gestão no Ministério dos Transportes, cargo que deixará no fim de março. Destacará que seu principal feito foi ter obtido descontos de até 25% em licitações de obras públicas.

Disputa à vista
Renan Calheiros (AL) começou a articular sua candidatura à presidência do PMDB. Contando com a aversão do Planalto ao atual presidente, Michel Temer, tem buscado o apoio de dirigentes do partido nos Estados.

Fiel ao contrato
A empresa alemã Voith-Siemens pagará US$ 2,5 milhões em multa à Itaipu Binacional pelo atraso na construção das novas turbinas da usina hidrelétrica. A multinacional também trocará uma peça que atrasava a obra, ao invés de repará-la.

TIROTEIO

Do ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB-CE), sobre os desdobramentos do caso Waldomiro Diniz:
-O governo demitiu e permitiu que a investigação fosse ampla e transparente. Não há motivo para CPI nem para questionar a conduta do ministro José Dirceu.

CONTRAPONTO

O bloco dos sem-bingo

O presidente nacional do PT, José Genoino, enfrentou um pequeno protesto no domingo de Carnaval, dois dias depois de Lula ter assinado medida provisória que proibiu o funcionamento dos bingos e das máquinas de caça-níquel no país.
Genoino jantava em um restaurante da região dos Jardins, em São Paulo, quando recebeu um bilhete de um dos garçons. Era um recado de um grupo de senhoras que estavam sentadas na mesa ao lado. "Estamos aqui agora porque não podemos fazer o que realmente gostaríamos: jogar bingo".
Sorrindo, pediram ao petista para que convencesse Lula a mudar a MP. Genoino disse que o fechamento dos bingos é controverso, mas que, pessoalmente, defenderia a proibição total.
Sem perder o bom humor, as senhoras comentaram:
-É uma pena! Sem o bingo, só nos resta desfilar na Sapucaí!



Próximo Texto: Execução orçamentária: Lula fez menos investimentos e pagou mais dívida que FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.