São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Índios invadem 9 fazendas em reserva na Bahia

Índios pataxós hã-hã-hãe e fazendeiros voltaram a entrar em conflito em Pau Brasil (BA). Nas últimas 72 horas houve nove invasões de fazendas. O caso mais grave ocorreu na madrugada de ontem, quando cerca de 70 índios invadiram a fazenda Santa Luzia.
Em depoimento à PM de Pau Brasil (525 km ao sul de Salvador), o fazendeiro Valdemir Clementino, 50, disse que foi espancado pelos invasores. Com escoriações em todo o corpo e traumatismo craniano, Clementino foi internado em hospital. Representantes do Conselho Indigenista Missionário negaram a suposta agressão, dizendo que ele teria sofrido uma queda quando deixava a fazenda.
As fazendas invadidas ficam dentro da reserva de Pau Brasil. Há quase 30 anos os índios reivindicam a posse de 52,1 mil hectares. Os cerca de 2.200 índios pataxós ocupam apenas 3% da reserva, demarcada pelo governo em 1926.
A Polícia Federal encaminhou seis agentes para a área. As duas principais entradas que dão acesso à reserva foram interditadas pelos índios. "Aqui, somente passa quem nós deixamos entrar", disse o indígena Gérson Melo. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)


Texto Anterior: Panorâmica: Judiciário: Greve que dura 27 dias pode chegar ao fim
Próximo Texto: Questão Agrária: FHC só fez "reforminha agrária", diz CPT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.