São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Espiritismo tem 2,3 milhões de adeptos no país

DA REDAÇÃO

O espiritismo tem 2,34 milhões de adeptos no Brasil (1,38% da população), segundo o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2000. Estima-se que existam 15 milhões de espíritas em todo o mundo.
Sua doutrina foi codificada em 1857 no "Livro dos Espíritos" pelo professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), que adotou o pseudônimo de Allan Kardec.
O espiritismo considera Deus a inteligência suprema e a causa primária de todas as coisas. Deus é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. O Universo foi criado por Deus.
Os espíritas crêem que Cristo é filho de Deus. É um espírito iluminado, mas não é o próprio Deus. A moral de Jesus, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução dos homens, e a sua prática é a solução para os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
Seus adeptos acreditam no retorno do espírito à Terra em sucessivas encarnações, até atingir a perfeição, e na possibilidade de comunicação entre vivos e mortos, que para isso recorrem a um médium. A mediunidade é considerada um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer.
A comunicação entre vivos e mortos pode ocorrer por meio da psicografia (o médium escreve como se o próprio espírito escrevesse) ou da psicofonia (o espírito utiliza o corpo do médium para falar aos vivos). Há porém espíritos inferiores, que dão más orientações.
O espiritismo não tem corpo sacerdotal hierarquizado, como o catolicismo. Sua liturgia é composta por palestras (sobre o Evangelho) e reuniões com passes, por meio dos quais uma camada vibratória negativa pode ser retirada, com o consentimento do assistido, e substituída por fluidos bons para repor os fluidos retirados. O passe atinge três fatores mais importantes: pensamento, alimentação e sexo. O número de palestras e de reuniões com passes depende do número de voluntários aptos a desempenhar tais funções nos centros espíritas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Repercussão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.