São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para eleitor, Maluf é o mais "preparado" e mais "corrupto"

Pesquisa revela prós e contras dos candidatos à prefeitura paulistana na visão de quem vota

LAURA CAPRIGLIONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha realizada na capital paulista nos dias 24 e 25 de junho mostrou que, quando perguntados sobre o candidato "mais preparado para ser prefeito", 35% dos entrevistados cravaram o nome do ex-prefeito Paulo Maluf, contra 27% que apontaram José Serra, do PSDB, e 16% que escolheram a prefeita Marta Suplicy (PT). No quesito "experiência", outra ampla vantagem para Maluf: 53% consideram-no "o mais experiente", contra 21% para Serra e 7% para Marta.
O Datafolha também perguntou sobre atributos negativos. Maluf obteve recordes. Entre eles, o mais expressivo é: 65% dos entrevistados responderam que o ex-prefeito de São Paulo é "o mais corrupto" dos candidatos, índice muito superior ao do segundo colocado nesse quesito, a prefeita Marta Suplicy, com 5% de indicações. A ex-prefeita Luiza Erundina, do PSB, aparece com 2%, e José Serra, com 1%.
Maluf é visto ainda como o que "mais faz promessas que não pode cumprir" por 36% dos entrevistados, contra 22% de Marta Suplicy, 6% de Erundina e 5% de Serra. Também lidera no anticampeonato de "desequilíbrio emocional", com 26% de indicações, e de "o mais autoritário", com 52% das citações.
É essa combinação de prós e contras de cada candidato que pode explicar por que, apesar de tão bem avaliado no quesito "preparo", o ex-prefeito tem 24% das intenções de voto, contra 30% de Serra, em pesquisa realizada simultaneamente pelo Datafolha e divulgada no último domingo.
Na mesma pesquisa, Marta Suplicy ficou com 20% das intenções de voto e a ex-prefeita Luiza Erundina, com 8% (os dados foram obtidos antes da aliança entre Erundina e Michel Temer, do PMDB, anunciada ontem).

Percepção do eleitor
A pesquisa do Datafolha registra a percepção que os entrevistados têm dos candidatos. Tem como objetivo mostrar como eles são vistos, não como são.
Seu principal mérito é fazer um retrato da imagem que os candidatos fixaram, até o momento da pesquisa, nos corações e mentes do eleitorado. Um retrato que, sendo fruto do trabalho de marqueteiros em campanhas passadas, poderá mudar daqui até o dia da eleição. O horário eleitoral gratuito, maior ferramenta para a fixação de novas imagens e o combate de outras, incômodas, começa apenas em 17 de agosto.
Assim, Maluf aparece na pesquisa como "o mais realizador", o que tem a ver com campanhas que recitavam à exaustão o bordão "Maluf é que fez".
Avaliações positivas o ex-prefeito também obtém no quesito "mais preparado para cuidar do trânsito", o que remete à repetição das imagens de avenidas, viadutos e estradas construídas em suas passagens pela prefeitura e pelo governo do Estado.
O mesmo acontece no quesito "o mais preparado para cuidar da habitação", em que Maluf desponta com 30% das preferências dos entrevistados, contra 21% de Serra e apenas 13% de Marta. Quem não se lembra dos "conjuntos Cingapura" que Maluf plantou pela cidade, como alternativa às favelas?
Serra, por sua vez, beneficia-se da imagem de bom administrador da área da Saúde, granjeada durante o período em que exerceu o cargo de ministro de Fernando Henrique e enfrentou o lobby dos laboratórios farmacêuticos, barateando o preço dos remédios com os "genéricos".
Marta tem bom resultado no quesito "mais preparado para cuidar da área de transporte", já como reflexo da implantação do bilhete único. Este é, aliás, o único ponto positivo em que a prefeita se destaca de seus adversários.
O Datafolha procurou quantificar o peso de 14 atributos na definição do voto. Assim, se "inteligência", "honestidade", caráter "realizador" e perfil conhecedor das áreas de "transportes", "educação" e "saúde" são considerados "muito importantes" por mais de 90% dos entrevistados, na outra ponta do espectro de prioridades na hora do voto está o quesito "simpático", tido como "muito importante" por apenas 52% dos entrevistados.
É uma boa notícia para os marqueteiros de Maluf e de Marta. Os dois são apontados como os mais "antipáticos" por 31% e por 19%, respectivamente.
O item "simpatia" não deixa de trazer uma boa notícia para Serra. Nada menos do que 31% dos entrevistados escolheram o tucano como "o mais simpático".


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Um quarto dos paulistanos prefere obras a honestidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.