São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/SÃO PAULO

Escolhido é Antonio Salim Curiati Júnior; malufistas barram nome de Russomanno, a quem o ex-prefeito prometeu secretaria

Maluf põe vereador na vice e tenta unir PP

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP), 72, anunciou ontem o nome do vereador Antonio Salim Curiati Júnior (PP), 36, como seu vice na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Preocupado em unir o partido, que seguirá sozinho na campanha, Maluf se antecipou e prometeu secretarias para os que tiveram seus nomes preteridos.
A definição do vice não foi fácil. O Diretório Estadual do PP, por meio de seu presidente, Vadão Gomes, tentou impor até o último segundo a candidatura do deputado federal Celso Russomanno (PP-SP), proposta que não agradava aos malufistas.
Russomanno, presidente da comissão municipal do PP, criou fatos que constrangeram Maluf: tentou disputar a vaga majoritária, não compareceu à convenção do dia 20 e instaurou uma comissão de ética para apurar as denúncias contra o ex-prefeito sobre envio ilegal de milhões de dólares para o exterior.
O principal temor dos malufistas era que, se fosse indicado vice, Russomanno poderia abandonar a candidatura e criar uma situação negativa para Maluf. O deputado não compareceu à reunião de ontem. "O partido está unido. Russomanno me ligou e disse que estará na campanha", afirmou o ex-prefeito.
Curiati é filho de um fiel amigo de Maluf, o médico e deputado estadual Antonio Salim Curiati (PP). O vereador, que está no segundo mandato, conhece o ex-prefeito desde os dez anos.
"Eu conheço o estoque congênito da sua família. Se você tiver a mesma lealdade, a mesma honestidade do seu pai, você não precisa tirar nenhum DNA", disse Maluf ao vereador.
Para os malufistas, a presença do vereador na chapa terá o efeito de diminuir o índice de rejeição de Maluf, principalmente com os jovens eleitores. "São Paulo tem de caminhar com a experiência e com a juventude", disse Curiati.
Sobre as denúncias contra o ex-prefeito, o vereador diz não estar preocupado. "Tenho muito orgulho de ser o vice de Maluf."
Nascido em Avaré (SP), Curiati é casado há sete anos, tem dois filhos e se formou advogado pelo Mackenzie em 1989, com especialização em direito empresarial.
Maluf anunciou que, se eleito, irá criar duas secretarias, uma de segurança pública e outra de defesa do consumidor. A primeira para o deputado estadual Conte Lopes (PP), que queria ser vice. A segunda para Russomanno.
Ao afirmar que está feliz com a chapa de um partido só, Maluf criticou indiretamente o adversário tucano, José Serra. "Não vou citar candidatos que estão descontentes com a imposição goela abaixo de uma coligação só porque terão um pouco mais de tempo de televisão." -o vice de Serra é Gilberto Kassab (PFL), ex-secretário na gestão do ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000).


Texto Anterior: Metodologia: Veja como foi feita a pesquisa na cidade de SP
Próximo Texto: Irmão de Stedile se alia ao PFL contra o PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.