São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação do PT pode gerar problema para Lula

HUMBERTO MEDINA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma ação na Justiça movida pelo PT, que contesta a contratação de funcionários da Anatel, provocará um problema que terá de ser resolvido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
A atividade de fiscalização e regulação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderá ficar prejudicada nos próximos meses, quando aproximadamente 800 funcionários temporários começam a deixar a agência.
Esses funcionários atuam principalmente nas áreas jurídica, técnica e de fiscalização.
A agência poderá contratar novos funcionários em caráter temporário, mas, na avaliação do ministro Juarez Quadros (Comunicações), o funcionamento da agência pode ser prejudicado. "O pessoal que vem é um pessoal que vai ser iniciado. O pessoal que ganhou experiência não pode ter o contrato renovado", disse.
A agência não pode contratar funcionários por causa de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) do PT. O partido entrou com a Adin em 2000, questionando artigos da lei que trata da gestão de recursos humanos das agências reguladoras.
Pela lei, os funcionários das agências seriam contratados pelo regime de emprego público, regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Na ocasião, o PT entendeu que os funcionários das agências precisavam ser contratados pelo RJU (Regime Jurídico Único), a lei que trata das relações de trabalho no serviço público. Pelo RJU, os empregados têm mais estabilidade no emprego e se aposentam com o salário integral.
Como artigos da lei foram suspensos pela Adin, as agências reguladoras não estão realizando concursos públicos. Trabalham ou com funcionários contratados em regime temporários, cargos de comissão ou cedidos de outros órgãos do próprio governo ou de empresas estatais.
O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) disse ontem que "o novo governo ainda vai decidir o que irá fazer" a respeito. Quadros disse que, se o novo governo quiser, pode estabelecer, por medida provisória, que o regime de contratação para as agências é o mesmo dos servidores públicos.



Texto Anterior: Telecomunicações: Petista defende "tarifa acessível" de telefone
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.