São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Começa a luta de Lula, diz 'Economist'

DA REDAÇÃO

O desafio que Luiz Inácio Lula da Silva deverá enfrentar, agora eleito, é o de conter frustrações por sua inabilidade de cumprir suas promessas a curto prazo e, ao mesmo tempo, negociar reformas difíceis, que tornarão as promessas passíveis de serem cumpridas no futuro. A análise é da revista liberal britânica "The Economist".
O sobretítulo do artigo é "Lula e seu partido aprenderam a conquistar o poder. Agora precisam aprender a governar -e rápido".
O artigo sobre o Brasil, "De miserável a presidente: agora começa de fato a luta de Lula", retoma a discussão sobre a fragilidade econômica do Brasil, apontando a dificuldade que o presidente eleito enfrentará para estabelecer confiança na sua capacidade de governar. Com a derrota nas eleições para governador nos Estados mais importantes e uma base insuficiente no Congresso, aponta a "Economist", o PT terá dificuldade para costurar uma aliança que permita sua governabilidade.
A revista aponta duas saídas possíveis, mas não muito desejáveis: dado que PSDB e PMDB vêm acenando com uma tendência de oposição, restaria ao PT uma coalizão "vira-lata" que englobe a esquerda, "populistas variados" e parte do PFL; a outra, mais provável, seria buscar um "pacto de governabilidade" entre governadores e presidente.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Programas Sociais: Graziano diz que PT manterá Bolsa-Escola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.