São Paulo, quinta-feira, 02 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO LULA

150 mil pessoas acompanham cerimônia de posse em Brasília, marcada por clima informal

Lula assume a Presidência e prega "mudança sem atropelo'

Marcada pela informalidade, por quebras de protocolo e por pequenos incidentes, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, 57, como 39º presidente da República transformou-se na maior manifestação popular da história das cerimônias do gênero em Brasília. Cerca de 150 mil pessoas tomaram as ruas de Brasília, de acordo com as autoridades de segurança. Na posse de Fernando Collor, em 1990, havia cerca de 20 mil pessoas; na de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, cerca de 10 mil.
O tempo colaborou: choveu apenas nos períodos em que Lula estava nos palácios (do Congresso e do Planalto), mas não quando saía a bordo do Rolls-Royce sem capota ou quando subiu a rampa. O presidente discursou duas vezes, para voltar, em ambas, a temas históricos do PT, como o combate à fome, que "começa amanhã [hoje"", conforme anunciou no Parlatório do Planalto, já com a faixa presidencial.
No Congresso, Lula enfatizou que fora eleito para fazer a mudança, mas teve, sempre, o cuidado de evitar expectativas excessivas de alterações imediatas. "Teremos de manter sob controle as nossas muitas e legítimas ansiedades sociais, para quem elas possam ser atendidas no ritmo adequado e no momento justo", chegou a dizer.
A festa nas ruas teve eco no plenário da Câmara dos Deputados, em que Lula foi recebido aos gritos de "Olê, olê, olá, Lula, Lula". No discurso formal de 40 páginas, ao qual não introduziu improvisos, ele prometeu "um verdadeiro salto de qualidade" no país. Já o discurso para a militância, do alto do Parlatório, foi improvisado. Nele, Lula pediu: "Me ajudem a governar, porque a responsabilidade não é apenas minha".
FHC despediu-se dizendo que fez o que pôde e pediu que o brasileiro continue a confiar no país.



Texto Anterior: Celso Pinto: Câmbio e confiança pressionam a inflação

Próximo Texto: Maratona cívica: Multidão rompe segurança para celebrar posse de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.