São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOS ESTADOS

MATO GROSSO
O governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), 46, tomou posse ontem, na Assembléia Legislativa, anunciando a criação da Secretaria Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais. O objetivo, informou, é maximizar os investimentos para o setor.
A secretaria será liderada pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso Flávia Nogueira, ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia. O governador ressaltou que deve assinar hoje dois decretos, que devem reduzir o ICMS para industriais e comerciantes.

MATO GROSSO DO SUL
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), após tomar posse do cargo, anunciou o corte de 20% dos cargos comissionados e da despesa de pessoal. Ele também comunicou a redução de 20% dos gastos das secretarias estaduais e a criação de uma "super secretaria econômica", a qual caberá, entre outras funções, estimular o setor agropecuário, com a recuperação do status sanitário de área livre de febre aftosa.

RONDÔNIA
O governador reeleito de Rondônia, Ivo Cassol (PPS), tomou posse ontem no Ginásio de Esportes do Sesi e afirmou que deve dar continuidade ao trabalho realizado no mandato anterior. Todos os secretários estaduais serão mantidos nesse segundo mandato. Ele sinalizou que dará prioridade às áreas de saúde e segurança e ao aprimoramento das estradas.

ESPÍRITO SANTO
O governador reeleito, Paulo Hartung (PMDB), 49, tomou posse ontem e previu para 2007 a aplicação de aproximadamente R$ 1 bilhão em obras de diversos setores, com prioridade para a área social. Disse que em seu novo mandato vai priorizar o desenvolvimento.

ACRE
À 1h (horário local) teve início a cerimônia de posse do petista Binho Marques, 43. Marques chegou com a família ao Palácio Rio Branco, sede do governo, antes da meia-noite. Ele assistiu à queima de fogos com o seu antecessor, Jorge Viana (PT-AC). Na Assembléia, o novo governador emocionou-se ao homenagear, em seu discurso, Chico Mendes e Wilson Pinheiro -líderes seringueiros assassinados na década de 80.

GOIÁS
Em cerimônia realizada na Assembléia de Goiás, o governador reeleito Alcides Rodrigues Filho (PP), 56, prometeu dar continuidade aos projetos de seu antecessor, Marconi Perillo (PSDB). Disse que o tripé de sua gestão será o da saúde, educação e segurança e pediu unidade à oposição na Assembléia. Prometeu que sua gestão será pautada pelo diálogo.

TOCANTINS
Marcelo Miranda (PMDB), 45, reeleito governador do Tocantins, prometeu ontem, ao ser empossado, que dará prioridade à saúde, educação, ao combate à sonegação fiscal e ao equilíbrio das finanças do Estado. O juramento foi feito na Assembléia estadual. Em seguida, Miranda caminhou até a Praça dos Girassóis, no Palácio do Araguaia, sede do governo, onde recebeu a faixa de governador e criticou os opositores.

RORAIMA
Após participar da posse dos 24 deputados estaduais na Assembléia de Roraima, pela manhã, o governador reeleito Ottomar Pinto (PSDB), disse que pretende trabalhar em harmonia com os poderes locais para alavancar recursos. Segundo ele, se o presidente Lula cumprir a promessa de ajudar Roraima, o "Estado será outro". Ele tomou posse no início da noite, no Palácio da Cultura.

DISTRITO FEDERAL
O governador eleito, José Roberto Arruda (PFL) tomou posse às 14h30, em cerimônia na Câmara Legislativa e recebeu o cargo de Maria Abadia (PSDB). Arruda disse que os políticos devem ter cuidado "para não desiludir as pessoas".


Texto Anterior: Requião diz que fará "governo de esquerda" e ataca imprensa
Próximo Texto: Serra mira Lula ao atacar "crise moral" e "pasmaceira econômica"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.