São Paulo, quinta-feira, 02 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula contesta crítica de tucanos e acusa oposição de "leviandade"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após os principais líderes tucanos atacarem o governo, ontem foi a vez de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebater, dizendo que predomina a "leviandade" e o "jogo fácil de palavras". Lula lembrou do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) para dizer que alguns podem passar para a história "por aquilo que mal-intencionados falarem".
"Não passaremos para a história apenas por aquilo que fizemos ou pelo que não fizemos. Muitas vezes, e a história já provou isso, passaremos por aquilo que alguns mal-intencionados falarem que fizemos", disse, ao discursar na inauguração da nova sede do TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Depois de dizer que o ex-presidente JK levou 50 anos para ser reconhecido e só agora tem "um capítulo" para contar sua história, Lula completou: "Isso porque muitas vezes predomina a leviandade em vez da verdade. Porque muitas vezes predomina o jogo fácil das palavras do que a verdade, que sempre é mais difícil".
Nesta semana, depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) dizer que Lula será cobrado e terá de se explicar durante a disputa eleitoral, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato tucano à Presidência, endossou a tese de que a crise política será uma bandeira contra o PT. Já o prefeito de São Paulo, José Serra, chegou a acrescentar que Lula terá de se explicar porque prometeu "o governo mais honesto da história".

Novo símbolo
A crise que assolou o partido do presidente motivou, além de críticas, a criação de um novo símbolo para a sigla: para comemorar seus 26 anos, o PT encomendou do cartunista Ziraldo uma nova logomarca. O novo símbolo faz referência ao aniversário, às eleições de 2006 e à crise. Rodeadas por 26 estrelas vermelhas, dispostas em um caracol ascendente, estão as inscrições "PT - 26 anos" e "2006". Embaixo das estrelas, está escrito "A volta por cima".


Colaborou a Redação


Texto Anterior: Serra critica política assistencialista e "exaltação da ignorância" no país
Próximo Texto: "Mensalão"/O marqueteiro: Agência dos EUA diz a CPI que facilitará acesso a dados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.