São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

STF nega pedido para sustar ação contra bispo Edir Macedo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Supremo Tribunal Federal arquivou pedido da Igreja Universal para suspender ação contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas que tramita na 9ª Vara Criminal de São Paulo.
A reclamação, proposta por uma das denunciadas no caso, Alba Maria Silva da Costa, alegava que o caso já havia sido julgado pelo STF em outra ocasião e que havia sido arquivado pelo tribunal.
O caso ao qual se referiam os advogados de Alba Costa era um inquérito que envolvia o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), em que o tribunal entendeu não haver indícios contra ele.
Alba Costa, Edir Macedo e as outras oito pessoas respondem na Justiça de São Paulo por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, por supostamente usarem empresas de fachada para desviar as doações dos fiéis.
O ministro Ricardo Lewandowski, que determinou o arquivamento da reclamação em dezembro de 2009, entendeu que o caso não deveria ser "acolhido". "Examinados os autos, vê-se que a pretensão não merece ser acolhida, pois o pedido formulado pela reclamante não se enquadra em nenhuma das duas hipóteses [de uma reclamação], seja para preservar a competência desta corte, seja para garantir a autoridade de suas decisões."
Ele afirmou que os argumentos utilizados pela Justiça paulista para abrir ação penal contra os integrantes da Universal "são distintos dos analisados naquele inquérito" contra Crivella.


Texto Anterior: Procurador defende poder para investigar
Próximo Texto: Sub de Dilma vai assumir Casa Civil sem controlar PAC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.