São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade localiza 7 povos indígenas isolados no AM

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Sete povos indígenas ainda permanecem isolados sem contato com a população não-índia no Vale do Javari (AM), afirma o coordenador-geral do Civaja (Conselho Indígena do Vale do Javari), Jorge Marubo. Ele disse que os grupos foram avistados durante um sobrevôo à área.
A lei federal nš 6.001, que dispõe sobre o Estatuto do Índio, diz que "são considerados índios isolados os que vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional".
No Plano Distrito de Saúde, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) identificou seis principais etnias que vivem na terra indígena. Para chegar à aldeia mais próxima deles são necessárias no mínimo cinco horas de barco a partir do município de Atalaia do Norte (a 1.300 km de Manaus).
O difícil acesso não impediu, entretanto, o confronto com madeireiros, seringueiros nem pescadores. Os matis, por exemplo, enfrentaram os madeireiros.
"Por causa da pneumonia e de doenças viróticas, 70% desse povo foi dizimado" no contato com homens não-índios, informou a Funasa no relatório.
Os matsés tiveram os primeiros contatos com os soldados do Exército Brasileiro. Ao menos 50% dos marubos foram escravizados e mortos por extrativistas.
Já os karamaris fugiram de seringueiros para o Vale do Javari, mas acabaram se tornando vítimas do alcoolismo, segundo o plano distrital da Funasa.
Já os kulinas e os korubos foram vítimas de seringueiros e de madeireiros. No fim de 2003, o sertanista Sydney Possuelo, com o auxílio dos matis, contatou aproximadamente 22 korubos, mas a maior parte desse povo ainda vive isolada. (HC)


Texto Anterior: Questão indígena: Mortalidade infantil em área amazônica é o triplo da média
Próximo Texto: Outro lado: Funasa afirma que mortes ocorreram ao longo de 2004
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.