São Paulo, segunda, 2 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para líder do PMDB, ex-presidente pode reverter voto de delegados contrários à candidatura própria
Paes diz apostar em discurso de Itamar

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

O presidente nacional do PMDB, deputado Paes de Andrade (CE), disse ontem em Fortaleza que o pronunciamento do ex-presidente Itamar Franco na convenção nacional do PMDB vai definir a vitória da tese da candidatura própria à Presidência da República.
"Já temos a maioria, mas como sei que o Itamar vai fazer um discurso para empolgar a militância, muita gente ainda vai mudar de posição e apoiar nossa tese", afirmou o presidente do PMDB.
Duas teses concorrerão na convenção peemedebista do próximo dia 8, em Brasília. A defendida por Paes e uma outra que quer o apoio dos peemedebistas à reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Os governistas do PMDB também acreditam na vitória de sua tese na convenção do próximo domingo.
Segundo Paes, o sentimento da maioria das bases do PMDB é de lançar candidato próprio, mas muitos se mostram indecisos temendo que candidatura de Itamar não seja prá valer.
Paes disse que tem conversado constantemente por telefone com Itamar, que está em Washington (EUA), e vem notando o crescimento do entusiasmo do ex-presidente com o lançamento de sua candidatura.
O presidente do PMDB afirmou que conversará novamente hoje com Itamar, que chega ao Brasil no próximo dia 6, para informá-lo da correlação das forças internas do partido.

Apoio

O grupo de Paes conseguiu ontem fechar o apoio dos 20 convencionais cearenses, que têm direito a 31 votos na convenção, de um total nacional de 696 votos. Cinco delegados foram eleitos ontem numa convenção extraordinária realizada em Fortaleza.
Apesar de todos os delegados terem declarado publicamente o apoio à tese da candidatura própria, o grupo de Paes não confia totalmente no voto de três delegados ligados ao presidente do PMDB local, Mauro Benevides.
Ele é assessor especial do ministro da Justiça, Iris Rezende, que é um dos principais articuladores no PMDB do apoio à reeleição de FHC. A Agência Folha apurou que Benevides se recusou a convocar a convenção de ontem, cuja convocatória foi assinada pelo vice-presidente, Marcelo Teixeira.
Paes disse que ontem recebeu novas adesões de convencionais do Acre, Piauí, Espírito Santo e afirmou acreditar que o ex-governador Orestes Quércia consiga reverter o voto do senador Jader Barbalho (PA).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.