São Paulo, terça-feira, 02 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membro do STF no governo daria "blindagem" a FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A eventual nomeação de um ministro do Supremo Tribunal Federal para o Ministério da Justiça permitiria que Fernando Henrique Cardoso escolhesse, nos oito anos de governo, 4 dos 11 membros do STF.
FHC quer incluir um ministro do Supremo na reforma ministerial para aumentar as chances de barrar eventuais processos contra ele quando já estiver fora do Planalto.
FHC já nomeou para o Supremo Nelson Jobim e Ellen Gracie Northfleet. Nos próximos dias, indicará o substituto de Néri da Silveira, que completará 70 anos em 24 de abril. É praticamente certo que será o advogado-geral da União, Gilmar Mendes. Há cerca de um mês, surgiram rumores de que FHC pretenderia fazer uma quarta escolha por conveniência política. Nomeando um ministro do STF para a Justiça, FHC poderia fazer a quarta escolha no tribunal.
Um dos nomes cogitados para antecipar a aposentadoria de 2003 para este ano seria o do ministro Ilmar Galvão. Ele teria dito a amigos que queria sair da atividade quando completasse 69 anos, o que ocorrerá dentro de um mês.
O sucessor de FHC terá a oportunidade de indicar três ministros do STF logo no início de seu governo, no prazo de apenas duas semanas: Moreira Alves, Sydney Sanches e Ilmar Galvão. Eles completarão 70 anos entre 19 de abril e 2 de maio de 2003. O receio do presidente é de vitória de um candidato da oposição.
Até agosto de 1999, o STF retinha os processos contra ex-presidentes da República, ex-ministros de Estado e ex-congressistas. Fernando Collor, por exemplo, foi julgado e absolvido pelo Supremo em 1994.
Os ministros decidiram abrir mão da condução desses processos, pois consideraram que o foro privilegiado é uma proteção especial ao exercício do cargo, não à pessoa que o ocupa ou à que o ocupou. FHC passou a considerar importante a aprovação, pelo Congresso, de uma emenda constitucional que restabelecesse o foro de ex-autoridades ou a revisão pelo STF da decisão de 99.


Texto Anterior: Rumo às eleições: FHC indica Scalco e convida ministro do STF
Próximo Texto: Perfil: Scalco coordenou campanha de 98
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.