UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquerda do PT fará ato contra autonomia do BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ala radical da bancada petista na Câmara aposta que a declaração de voto contrária à PEC do sistema financeiro, que pretende fazer hoje em plenário, fortalecerá a oposição à proposta de autonomia do Banco Central.
O texto final estava sendo feito ontem por um grupo coordenado pelo ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio (SP), figura reverenciada por todas as correntes radicais, que o têm como ideólogo. Sampaio concorreu ao governo de SP em 1990.
Petista histórico, respeitado por Lula e pela direção, ele participou ontem de uma reunião com 23 deputados radicais em Brasília. Foi incumbido de preparar o documento, uma espécie de manifesto citando a perda de soberania caso vingue a autonomia do BC.
Segundo um integrante do grupo, a idéia é produzir um documento incisivo e ao mesmo tempo amplo o bastante para atrair deputados não tão identificados com os radicais, mas que vêem com reservas a autonomia.
A esquerda petista já está pensando em suas próximas frentes de batalha. Forçada a um recuo na aprovação da PEC 192, a ala, com cerca de 30 deputados, agora espera reunir munição para a discussão da autonomia do BC, adiada para os próximos meses.
Os radicais reuniram-se ontem por três horas para preparar o manifesto. Também discutiram temas como a reforma da Previdência, que promete ser um foco futuro de atrito. (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Brizola quer PDT contra projeto e ataca ministro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.