UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Primeira emenda de FHC teve 468 votos na Câmara

DA REDAÇÃO

A primeira emenda que o governo FHC enviou à Câmara, a da quebra do monopólio estatal na distribuição de gás canalizado, passou em primeiro turno por 468 votos a 8, mas o governo cedeu em alguns pontos.
O relator, deputado Tadeu Mudalen (PMDB-SP), alterou o texto original, visto pela oposição como liberal demais. Com a mudança, as então concessionárias manteriam o monopólio até o fim dos prazos de concessão.
Deputados governistas e oposicionistas comemoraram a aprovação em primeiro turno, em 3 de maio de 1995. Roberto Campos (PPR-RJ), morto em 2001 e conhecido por sua crença no liberalismo, votou contra.
No segundo turno, a Câmara aprovou o texto por 373 votos a 53, mas derrubou o artigo que preservava as concessões. Essa votação chegou a ser adiada porque uma reportagem da Folha mostrou que a manutenção dos direitos das concessionárias beneficiaria o grupo OAS e a BR (Petrobrás Distribuidora). Em agosto, o Senado aprovou a emenda.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Agenda petista: Lei de Falências é nova prioridade do governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.