UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST invade fazenda em MS e engenhos em PE

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) informou ontem que cem famílias ligadas ao movimento invadiram no domingo a fazenda Santa Terezinha, em Eldorado (427 km ao sul de Campo Grande). Foi a segunda invasão no Estado em sete dias.
O coordenador estadual do MST, Márcio Bissoli, 32, disse que os sem-terra que invadiram a fazenda em Eldorado estão acampados há quatro anos na região.
A Polícia Civil registou queixa do administrador da fazenda Valdir Santussi, mas não tinha estimativa do número de invasores. A fazenda, segundo a polícia, já tinha sido invadida em 2000.
No dia último dia 24, 450 famílias de sem-terra, segundo a PM (na avaliação do MST são 200), invadiram a fazenda Santa Maria em Rio Brilhante (a 158 km de Campo Grande).
A Justiça determinou o despejo dos sem-terra, mas a decisão judicial não foi cumprida. O governo do Estado informou que negocia a desocupação com o MST. Em Pernambuco, o MST invadiu ontem mais dois engenhos. O engenho Amparo, no município de Vitória de Santo Antão (zona da mata), foi invadido por cem famílias. No engenho Vermelho, em Glória de Goitá (agreste), estão acampadas 300 famílias dentro do local.
Com essas ações, sobe para 12 o número de invasões no Estado desde a última quinta-feira. Ambas as propriedades têm cerca de mil hectares de área.
Jaime Amorim, coordenador estadual do MST na região, afirmou que a expectativa é que mais seis propriedades sejam invadidas até o final desta semana.


Texto Anterior: Invasões deste ano quadruplicam em relação ao 1º trimestre de 2002
Próximo Texto: Grupo mantém invasão à sede do Incra de Marabá
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.