UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Indicação vai a plenário

Comissão aprova Itamar embaixador em Roma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o ex-presidente Itamar Franco ocupe o cargo de embaixador em Roma foi aprovada ontem pela CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado por 16 votos a favor a 1 contra. Agora a mensagem será submetida ao plenário.
A votação é secreta, mas o senador Jefferson Péres (PDT-AM) declarou antes da reunião que votaria contra. "Por mais respeito que eu tenha pelo Itamar, ele não é propriamente um diplomata. Não tem tato para uma missão difícil como essa. Já demonstrou isso ao longo de sua vida pública." Itamar estava ameaçado de sofrer constrangimentos pelo PFL, mas acabou sendo poupado.
Contrário à indicação, o presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), defendia que o ex-presidente fosse questionado sobre o não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal quando governador de Minas Gerais. Mas acabou se rendendo aos apelos da maioria da bancada, que temia a reação de Itamar e um desgaste desnecessário ao partido.
Na sessão de ontem a CRE também aprovou os nomes do ex-deputado Tilden Santiago para a embaixada de Cuba e de Celina Maria Assumpção do Valle Pereira para a Suíça.


Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: Respeito às forças
Próximo Texto: Caso Sudam: Receita diz recuperar R$ 540 mi sonegados
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.