UOL

São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO SUDAM

Auditoria faz devassa fiscal

Receita diz recuperar R$ 540 mi sonegados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A Receita Federal afirma que está recolhendo para os cofres do Tesouro mais de R$ 540 milhões em tributos sonegados em 86 projetos que apresentaram irregularidades nos financiamentos da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia) em Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre, Amapá e Pará.
É o primeiro resultado de uma auditoria que começou em 2001 em 170 projetos, que passam por uma devassa fiscal com direito a quebra de sigilos bancários.
O montante dos tributos recolhidos poderá ser ainda maior, já que a carteira de projetos da Sudam era de 1.700 até as primeiras investigações. Hoje, apenas 540 projetos estão ativos. Há também investigações em curso da Receita nos Estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.
Segundo o superintendente da Receita para a Região Norte, José Tostes Barroso Neto, os fiscais encontraram fraudes de várias modalidades, porém os nomes das empresas envolvidas e que estão sendo multadas não podem ser divulgados em razão do sigilo da investigação.
"O índice de irregularidade é muito elevado, o que sinaliza para a possibilidade de uma fraude muito grande", disse Barroso Neto. (KÁTIA BRASIL )


Texto Anterior: Diplomacia: Comissão aprova Itamar embaixador em Roma
Próximo Texto: Caso Silveirinha: Suíça cita mais 2 auditores com conta no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.