São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rocha Mattos é transferido para Brasília

DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos foi transferido anteontem à noite da Custódia da Polícia Federal em São Paulo para a sede da PF em Brasília. Escoltado por agentes ele embarcou algemado às 22h05 num vôo da TAM.
A transferência foi determinada pela desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal em São Paulo, responsável pelo processo contra ele e mais oito réus da Operação Anaconda. A operação investiga esquema de venda de sentenças judiciais.
Desde dezembro, antes do recesso forense, as procuradoras de Justiça que atuam no caso, Janice Ascari e Ana Lúcia Amaral, pleiteiam que o juiz e dois outros envolvidos, o agente da PF César Herman Rodrigues e o delegado afastado da PF José Augusto Bellini não deveriam ficar presos no mesmo local.
Para o Ministério Público Federal, a transferência ficaria a critério da Polícia Federal. Desde que ficassem separados, o MPF acreditava que se evitaria que os mesmos se comunicassem entre si, articulando suas defesas e as reivindicações de "mordomias" no cárcere, conforme indicavam os relatórios recebidos.
Com o término do recesso forense, em fevereiro, o MPF reiterou o pedido à juíza do TRF. Mas a decisão só ocorreu agora em março, depois que a própria Superintendência Regional da Polícia Federal encaminhou pedido ao tribunal, alegando que o juiz vinha se mostrando irascível e desrespeitando continuamente as normas de disciplina do cárcere.
Rocha Mattos chegou ao aeroporto sem algemas, que só foram postas no interior de uma sala da PF. Antes do embarque, o juiz levantou os braços, mostrou as algemas e disse estar sendo vítima de um seqüestro político. Em seu primeiro dia na nova cela, comportou-se pacificamente.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Outro lado: Magistrado não é encontrado para comentar caso
Próximo Texto: Investigação: Extrato identifica depósitos de Pitta em outras 2 contas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.