São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente banca aliança entre PT e PSDB em Minas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em reunião ontem à noite no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bancou a aliança do PT com o PSDB em Belo Horizonte para apoiar Márcio Lacerda (PSB), que irá concorrer à prefeitura da capital mineira. Hoje a Executiva Nacional do PT dará aval oficial ao acerto.
O prefeito petista de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, fechou uma aliança com o governador Aécio Neves (PSDB-MG) na disputa pelo comando da capital mineira, tendo um candidato do PSB na cabeça de chapa.
A aliança já havia sido aprovada pelo diretório municipal petista em BH no último domingo por larga vantagem -mais de 80% dos votos apoiaram o acordo entre Pimentel e Aécio para lançar Lacerda, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, candidato a prefeito.
Segundo a Folha apurou, Lula disse ontem a auxiliares que o PT não pode vetar o acordo por pelo menos dois motivos: o fato de a aliança ter sido aprovada majoritariamente pelos petistas da capital mineira e porque o candidato é do PSB, partido da base aliada.
Ontem, Lula recebeu em seu gabinete o prefeito Pimentel e os também mineiros, mas inicialmente contrários ao acordo, José Alencar, vice-presidente, e os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social).
A cúpula do PT criticou as articulações de Pimentel, ameaçando vetar o acordo com Aécio, mas acabou encontrando um discurso para evitar uma crise: o candidato será de partido da base, e a aliança não incluirá oficialmente compromisso envolvendo 2010, o que poderia significar assumir desde já um futuro apoio do PT mineiro a uma candidatura de Aécio à Presidência. (KENNEDY ALENCAR E VALDO CRUZ)


Texto Anterior: Governador tem mal súbito, cai e vai para hospital
Próximo Texto: Religião: CNBB vai pedir que eleitor não vote em corrupto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.