UOL

São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Reunião seria nos EUA

Lula e Bush devem se encontrar neste ano

DA FRANCE PRESSE

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, George W. Bush, terão um encontro em Washington antes do final do ano. A informação foi dada ontem durante uma sessão do Senado para confirmar o nome do funcionário responsável pela América Latina no Departamento de Estado norte-americano.
O evento incluirá uma reunião com a participação de vários ministros, confirmou Roger Noriega, indicado para o cargo de Secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério.
Vários senadores perguntaram a Noriega sobre as relações dos EUA com o Brasil, as quais atribuem grande importância para concretizar a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Noriega confirmou que o presidente Bush receberá Lula antes do final do ano e afirmou que os dois governos estão trabalhando juntos para fixar a agenda e os detalhes da reunião, inclusive a data em que esta ocorrerá.
O senador democrata Christopher Dodd saudou o anúncio assim como a notícia de que Bush viajará ao México antes do fim do ano para se reunir com os demais chefes de Estado do hemisfério.
"São notícias alentadoras porque indicam que o governo dos EUA está voltando a dar atenção às relações com a América Latina, que são de primordial interesse para nós", disse Dodd, que recordou que o Chile e o México se distanciaram da posição de Washington sobre o Iraque no Conselho de Segurança da ONU.



Texto Anterior: Helena deve sofrer processo de expulsão
Próximo Texto: Judiciário: Lula indicará procurador negro para o STF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.