São Paulo, segunda-feira, 02 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÃO E CIRCO

Dupla de Pernambuco fez elogio improvisado a Alckmin na festa

Repentistas ironizam gestão Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma crítica "embolada" ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, roubou a cena dos políticos ontem na festa da Força Sindical. "A Fome Zero Zerou", música cantada pela dupla pernambucana de repentistas Caju & Castanha, conquistou o público que vaiou o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.
A letra, recheada de tiradas ferinas, é um protesto contra a condução do Programa Fome Zero e a compra do AeroLula, o novo avião presidencial.
"A fome zero, zerou/ tem gente passando fome/ E a comida não chegou./ Peço ao nosso presidente/ que nos dê mais atenção/ que essa tal de Fome Zero/ tá uma esculhambação./ Arrecada as comidas,/ mas não chega pra o povão", diz a música, tocada em ritmo de embolada.
"Ele um dia até falou/ que se viesse a ganhar/ o salário dobraria,/ para a fome acabar./ Mas comprou um avião/ só pra ele passear", cantam os repentistas em outro trecho.
Depois de criticar Lula, Caju & Castanha emendaram um repente que elogiou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). "Eu quero cumprimentar o Geraldo Alckmin,/ e ele já está presente/ tá escutando a gente/ eu daqui, você de lá/ lhe digo com muito amor,/ é o melhor governador/ que o Brasil pôde criar."
Pouco antes da apresentação dos repentistas, o tucano havia arrancado aplausos do público ao iniciar seu discurso perguntando: "Quem quer música?" Depois de uma fala curta, o governador deixou o palco como o orador mais aplaudido.
Alckmin foi questionado se havia gostado da música. "Sim, mas nunca tinha ouvido", disse.
Caju & Castanha subiram ao palco logo depois do discurso do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. "Convidei uma dupla para vir aqui cantar uma música para o Lula", afirmou o sindicalista, ao apresentar os repentistas à multidão.
A canção "A Fome Zero Zerou" está no 17º álbum dos cantores pernambucanos, "Recado a São Paulo". No disco, Caju & Castanha misturam ritmos típicos do Nordeste, como a embolada, com sons urbanos, como rap. (JL e BL)


Texto Anterior: Planalto monta estratégia para retomar Câmara
Próximo Texto: OAB promove campanha pela democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.