São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O diálogo e o teatro

Lula Marques/Folha Imagem
Deputada, na sessão de ontem transmitida na TV Câmara, com reprodução por sites, outros canais e telejornais, interpreta o diálogo final dos pilotos

Do blog de Helena Chagas no iG, ela que é do SBT:
- Ao vivo, as primeiras duas horas da sessão da CPI foram uma lição de como funcionam políticos nestes tempos midiáticos. A maior preocupação era com o vazamento dos diálogos na Folha. "Quem vazou, quem desmoralizou a comissão, não fomos nós"... até chegar ao básico, "o que temos?". Ninguém sabia.
Um brigadeiro informou que, para ouvir o diálogo, era preciso um software que eles não tinham. Tinham só o texto em inglês -e lá foi Luciana Genro. Ela não se limitou a traduzir. Interpretou, "oh, meu Deus, oh".
Para os "atores", no dizer da blogueira, o interesse era "ficar bem diante das câmeras". E ter outra versão, para Fátima Bernardes dizer, depois, "os deputados acreditam que houve falha mecânica". Na verdade, os deputados ouvidos pela Globo News diziam que era falha do piloto ou do avião. Como citou antes o "furo cuidadoso", segundo Chagas, de Fernando Rodrigues.

O TERROR
A dramaticidade do diálogo, ainda que impresso, ocupou os sites de busca de notícias sobre Brasil, como Yahoo News, e os sites de jornais em inglês, como "New York Times". O que mais ecoou foi um despacho da Associated Press, sob o título "Gravador da cabine revela o terror dos pilotos no acidente no Brasil". Os trechos estavam todos lá, revertidos então para o inglês.

O DESESPERO
Não foi diferente nos sites de busca das notícias em espanhol e outras línguas. No site do jornal "El País" e em outros, o despacho da agência espanhola Efe trazia como título um trecho do diálogo vertida para o espanhol, entre aspas, "Mira Eso. Desacelera, desacelera". As gravações da caixa-preta, no destaque do texto, "mostram o desespero dos pilotos" do avião da TAM.

tocansadinho.blogspot.com
ESTRAGOU
O blog Tô Cansadinho foi criado para fazer piada do Cansei, mas já nasceu lamentando o furo de Márcio Aith na "Veja", sobre o manete, que tirou a pista do foco. "Queimou nosso filme. Perdeu um pouco a graça."



"ACONTECEU AGORA"
abcnews.go.com
Na CNN e no que foi possível assistir da ABC, on-line, a transmissão do colapso em Minneapolis não tardou a especular, em ambas, sobre a "causa potencial, terrorismo?", logo negada por Washington.

UM TALENTO
economist.com


A "Economist" (ilustração à dir.) adiantou texto ontem no site para louvar Rupert Murdoch pela demonstração de "seu grande talento para negócios". Foi a razão, desde quatro meses atrás, para a revista dizer que ele era a coisa certa para o cambaleante "Wall Street Journal". Foi "uma mão difícil" que "jogou brilhantemente". Primeiro, ao identificar a divisão entre os controladores; depois, por aceitar salvaguardas que pouco importam, mas aquietaram suas "consciências"; por fim, pelo "timing astuto", quando se evidenciaram os "grandes problemas estratégicos" no grupo Dow Jones.
O preço foi até US$ 2 bi além do que valia, o que indica mais "o desejo" que "o valor do dinheiro", para a revista. Mas a liberal "Economist" evitou questionar tal heresia.

TELECOM GRANDE
No site do "WSJ", "Brasil vai formar painel para estudar a união entre Oi [Telemar] e Brasil Telecom". É para "criar telecom grande o bastante para competir com Telefônica e America Movil [Telmex]". Noutra reportagem, "Brasil Telecom tem ganhos fortes".

APARENTEMENTE
Por aqui, o site Teletime foi mais comedido, sob o título "Minicom fala em criar grupo para discutir tele nacional". Hélio Costa "aparentemente conseguiu dar o primeiro passo concreto" para criar a "grande" telecom. Ele "disse que recebeu aval de Lula".


Texto Anterior: Empresa citada na Navalha acompanha Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.