São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney defende projeto de lei que "blinda" advogado

ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASILIA

Na volta do Senado após o recesso, o senador José Sarney (PMDB-AP) fez um apelo ontem, em discurso em plenário, para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vete o projeto de lei que "blinda" escritórios de advocacia.
A proposta -aprovada na madrugada de 10 de junho em votação simbólica e sem discussão- é alvo de polêmica entre a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e as entidades que representam juízes federais e procuradores da República.
Se, de um lado, advogados afirmam que o projeto irá resguardar o direito de defesa e evitar abusos na apreensão de documentos nos escritórios de advocacia, juízes e procuradores, de outro, dizem que a lei poderá transformar os locais em depósito de provas.
Em entrevista à Folha, Sarney afirmou ter resolvido fazer o discurso depois de um telefonema do presidente da OAB, Cezar Britto. Ele defendeu que a entidade é a responsável pela denúncia das irregularidades cometidas por advogados.
Na contramão de Sarney, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) fez um apelo para que o presidente Lula vete o projeto. "É inconcebível. É como a polícia ser impedida de entrar em alguns morros no Rio de Janeiro", disse.


Texto Anterior: STJ: Presidente Lula indica primeiro negro para vaga de ministro
Próximo Texto: Santa Tereza: Justiça liberta 3 acusados de esquema de desvio do BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.