UOL

São Paulo, terça-feira, 02 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COBERTOR CURTO

"Temos que fazer como uma dona-de-casa", afirma presidente

Lula volta a pedir idéias a ministros

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem uma cerimônia sobre a participação da Petrobras no programa Fome Zero para reforçar o recado que tinha dado na semana passada aos seus ministros: pediu que eles usem a criatividade nos gastos em vez de ficar reclamando.
"Nós temos que fazer como faz uma dona-de-casa ou um casal quando no final do mês recebe menos do que precisava, às vezes menos do que merecia, e com aquele dinheiro decide fazer a sua família sobreviver", disse Lula.
E continuou: "Nós temos pouco, mas temos de colocar nossa criatividade acima dos recursos".
Cinco ministros estavam na platéia, entre eles Cristovam Buarque (Educação), considerado um dos que mais reclamam por verbas. Ele não deu entrevista.
Segundo Lula, o envolvimento da sociedade é a solução para a falta de recursos. Para o presidente, os que acham que o governo não vai conseguir acabar com a fome "vão ter que dizer em alto e bom som, daqui a alguns anos: "Eles conseguiram fazer com pouco dinheiro aquilo que outros não conseguiram com muito'".
A cerimônia, no Planalto, foi transmitida para o assentamento rural Palheiros 3, em Upanema (RN), onde foi acionada a primeira bomba de água de poços perfurados pela Petrobras. Segundo a empresa, nos últimos anos foram encontradas centenas de poços de água, desativados por "falta de disposição política". A intenção é reativar 200 até 2006, ao custo de R$ 10 milhões. (WILSON SILVEIRA)


Texto Anterior: Anvisa atribui renúncia a "espírito de corpo"
Próximo Texto: Gastos públicos: PPA prevê contenção do consumo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.