São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Pedra no sapato
Sempre disposto a dificultar a vida dos tucanos, José Dirceu é o pai da idéia de lançar o vice-presidente José Alencar (PL) ao governo de Minas Gerais em 2006, quando Aécio Neves provavelmente buscará a reeleição.

Pensando bem
Com a avaliação de Aécio nas alturas, há quem veja a eventual candidatura de Alencar menos como grande dor de cabeça para o tucano e mais como uma forma de o Planalto trocar de vice na campanha reeleitoral de Lula.

Resenha crítica
Além do papel central dado ao "CEU Saúde" na campanha, duas outras críticas a Marta Suplicy são ouvidas no petismo federal: uma pelo sabão público dado no ex-marido, outra pela mal-sucedida tentativa de aproximação com o tucano Geraldo Alckmin no horário gratuito.

Bom velhinho
José Serra pediu à equipe de campanha que deixe em paz seu ex-auxiliar Gonçalo Vecina, hoje garoto-propaganda do "CEU Saúde" no horário petista. O tucano acha que esculhambar o "Papai Noel" é desviar o foco.

Túnel do tempo
No primeiro turno de 2000, Marta Suplicy levou 34,4% do total de votos em São Paulo, e Paulo Maluf, 15,7%. Em 2002, também na etapa inicial, José Serra obteve 28,2% na cidade. Esses números não diferem muito dos atualmente registrados pelos três candidatos.

Tipo exportação
Novidade da campanha de Marta, os visitadores remunerados também estão em Ribeirão Preto, onde pedem votos para o petista Gilberto Maggioni.

Cortando fita
João Paulo (PT) tenta finalizar obras em série até o dia 17, quando Lula visita Recife. Em alta nas pesquisas, sonha reeleger-se no primeiro turno com a ajuda do cabo eleitoral ilustre.

Tudo suspenso 1
Decisão do desembargador Fábio Prieto, do TRF-SP, suspendeu ontem a indisponibilidade de bens e a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Luiz Carlos Mendonça de Barros, José Pio Borges, Andrea Calabi, Francisco Gross e outras autoridades do governo FHC.

Tudo suspenso 2
A indisponibilidade de bens e a quebra dos sigilos bancário e fiscal havia sido determinada pela 10ª Vara Federal de São Paulo. Atuam no caso os escritórios Rodrigues Barbosa MacDowell de Figueiredo Advogados, Ivan Nunes Ferreira Advogados e o de Sérgio Bermudes.

Pegou pesado
Em seminário ontem, o presidente do BNDES, Carlos Lessa disse que Getúlio Vargas tinha "alma de gigante" e por isso criou a Petrobras, enquanto a de FHC seria "de pigmeu", daí a tentativa tucana de rebatizar a empresa como Petrobrax.

Nenhum a menos
O petista Olívio Dutra resolveu ir além de Lula, que saúda "todas e todos" em seus discursos. O ministro das Cidades agora se dirige "a todas as mulheres e todos os homens, de todas as religiões e etnias, de todos os Estados e regiões brasileiras".

Assim não
Líder da maior bancada da Câmara, o deputado petista Arlindo Chignalia (SP) assinou um projeto de aumento salarial para os servidores do Legislativo. Mas afirma que pulará fora, se a medida for estendida para deputados e senadores.

Volta de vantagem
João Antonio Garreta Prats venceu por ampla margem a eleição para a associação de classe do Ministério Público de São Paulo. Apoiador da candidatura, o ex-governador Luiz Antonio Fleury comemora.

TIROTEIO

Do deputado estadual Edson Aparecido, presidente municipal do PSDB, sobre o secretário paulistano Gonzalo Vecina Neto, que convocou a imprensa anteontem para "vender" o projeto do "CEU Saúde":
-De novo, o PT vende algo que não irá entregar. Assim como fez com os hotéis para a população de rua e o passe livre para os desempregados.

CONTRAPONTO

Fazendo água

No sábado passado, o PT promoveu um showmício em São Bernardo do Campo na tentativa de reanimar a candidatura de Vicentinho a prefeito da cidade, berço político do presidente Lula. As pesquisas indicam a reeleição de William Dib (PSB) já no primeiro turno.
Ao final dos discursos, a platéia assistiria à apresentação do cantor Frank Aguiar. Mas, assim que os políticos começaram a falar, a chuva desabou.
Quando chegou a vez de Vicentinho, parou de chover.
-Ao ver que são Pedro tinha aberto a torneira, fiz uma prece. E deu certo. Prometo falar somente dez minutos para vocês assistirem secos ao show.
A vibração foi geral. O discurso, porém, estendeu-se muito além do anunciado. E, quando ele acabou, a chuva voltou.
-Ih, já começou descumprindo promessa!-, brincou um petista no palanque.


Próximo Texto: Transposição do São Francisco ainda pode empacar na Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.