São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

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ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Datafolha revela que alvo são bairros mais pobres; equipe do tucano José Serra contatou apenas 2% do eleitorado paulistano

PT visita 20% dos eleitores em São Paulo

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha realizada na quinta-feira passada revela que um em cada cinco eleitores de São Paulo teve sua residência visitada por militantes contratados pelo PT para divulgar a candidatura de Marta Suplicy à reeleição. De acordo com o levantamento, 20% dos entrevistados disseram que as "visitadoras" petistas estiveram em suas casas.
O resultado demonstra que o poder de propaganda dos petistas nas residências é dez vezes maior do que o dos tucanos. Segundo o instituto, somente 2% dos eleitores afirmaram que receberam a visita de propagandistas de José Serra (PSDB).
Segundo o Datafolha, Marta tem 34% das intenções de votos, contra 30% de Serra. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O PT tem cerca de 4.000 cabos eleitorais trabalhando para a reeleição de Marta, divididos em 31 comitês que respeitam a limitação geográfica das subprefeituras.
O instituto perguntou a 1.720 entrevistados se nos últimos 30 dias sua residência foi visitada por alguma pessoa fazendo campanha para algum candidato a prefeito em São Paulo.
A capital tem um eleitorado de 7,7 milhões de pessoas. Numa conta simples, é como se o PT já tivesse entrado em contato, pessoalmente, com 1,54 milhão de eleitores, enquanto os tucanos atingiram apenas 154 mil. Paulo Maluf (PP), Luiza Erundina (PSB) e Paulinho (PDT) atingiram 1% do eleitorado, cada.
As "visitadoras" petistas têm priorizado as regiões mais pobres. A pesquisa Datafolha aponta que a zona leste foi a mais visitada: 24% dos entrevistados que vivem nessa área afirmaram que receberam a visita de algum militante petista. Em seguida vêm as regiões sul (18%) e norte (16%).
No centro e na zona oeste apenas 8% dos eleitores em cada uma dessas áreas foram visitados.
As ações dos militantes petistas não acontecem aleatoriamente. Pesquisa desenvolvida pelo Centro de Estudos da Metrópole do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), feita a partir de cruzamento de dados eleitorais de 2000 e informações do IBGE, revelou que o PT tem seu reduto nas bordas de São Paulo, enquanto o PSDB é o preferido no centro e parte da zona oeste.
A equipe de Serra priorizou a zona norte (3%), com preferência pelos bairros mais próximos ao centro, como Santana e Mandaqui. Depois, o alvo foram as regiões leste e sul, com 2% cada.

Alvo
Ainda segundo o levantamento do Datafolha, o alvo principal das "visitadoras" petistas é a população mais pobre e com menos instrução. O levantamento revela que dos eleitores contatados pelo PT, 21% tinham nível fundamental de escolaridade (contra 15% de nível superior), e em 22% a renda familiar mensal é de até cinco salários mínimos. As mulheres foram mais visitadas do que os homens: 23% eram do sexo feminino e 17%, masculino.
O resultado da pesquisa evidencia que a primeira tarefa das "visitadoras" é apenas manter um contato pessoal com o eleitor e preencher uma ficha. Do universo visitado, 63% declararam que os militantes não deixaram material de campanha.


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