São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zona leste é novo alvo de programas na TV

Marta e Maluf exibem planos e ações para a região, dona do maior colégio eleitoral da cidade; Serra relembra metrô Itaquera

FLÁVIA MARREIRO
DA REDAÇÃO

O esforço para conquistar os eleitores da zona leste, o maior colégio eleitoral da cidade, com 34,7% dos votos, apareceu ontem no horário eleitoral da TV.
As ações e planos para a região foram o principal assunto da prefeita Marta Suplicy (PT) e de Paulo Maluf (PP). José Serra (PSDB) voltou no tempo para abrir seu programa com ação dele na região: o metrô Itaquera, na gestão estadual de Montoro (1983-1987).
A petista e o ex-prefeito valorizaram as obras viárias -a expansão da av. Jacu-Pêssego, que será ligação da região com o aeroporto de Guarulhos e com o porto de Santos, foi o destaque. "A obra foi iniciada por Maluf mas está sendo concluída e ampliada por Marta", disse o locutor do PT no programa exibido à tarde e à noite.
Para colar na imagem de "fazedora" mas se diferenciar da "tradição malufista", a petista fez questão de explicar que as ações fazem parte de um planejamento balizado por consultoria de "uma empresa internacional" para o desenvolvimento e a geração de emprego na área.
"Isso não é vida", disse Marta sobre os trabalhadores que têm de sair da zona leste para trabalhar em outras áreas. Junto com a zona sul, a região reúne os piores indicadores sociais da cidade.
Citou os nove CEUs, escolões carro-chefe na campanha, e os telecentros (para acesso à internet) construídos na área e prometeu CEUs-Saúde.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta semana revelou que Marta e Maluf são "os mais realizadores" para os eleitores. A prefeita é escolhida por 31%, o ex-prefeito, por 30%, Serra, por 15%.
As obras apresentadas por Marta fazem parte do "Plano de Desenvolvimento Econômico da Zona Leste" iniciado por ela neste ano. "[Essas obras] são verdade. Quem está assistindo e mora na zona leste sabe", disse.
Apresentado na semana passada, o plano de obras de Maluf foi detalhado para a região leste na hora do almoço. Além da menção à expansão da Jacu-Pêssego, citou piscinões e obras de saneamento. À noite, os planos para a zona sul foram detalhados.
Sem obras próprias para mostrar à tarde, Serra apareceu ao lado de várias realizações do Estado, como a expansão do metrô e os piscinões. À noite, com nova edição de imagens, Serra, já apresentado como filho da zona leste (Móoca), citou o metrô de Itaquera como benefício para a área.
Pela primeira vez, Serra mencionou os CEUs: garantiu que eles continuarão. Para falar dos programas sociais, exibiu o Renda Cidadã, de Geraldo Alckmin -uma resposta antecipada aos bem avaliados programas de transferência de renda de Marta, que ainda não apareceram no horário eleitoral.
O tucano aproveitou o programa para alimentar o movimento de "voto útil". Exibiu a última pesquisa Ibope, que o mostra à frente de Marta: 34% contra 30%.


Texto Anterior: Ibope dá vitória a petista no 1º turno em BH
Próximo Texto: Moradores contestam obra de Crivella
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.