São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004 |
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VERDE-AMARELO Lula pede ação da iniciativa privada para popularizar 7 de Setembro Governo convida empresas para empreitada patriótica
EDUARDO SCOLESE DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O governo federal pediu o envolvimento de empresários em uma tentativa de promover e popularizar o Sete de Setembro, em ofensiva atrelada à pregação pelo aumento da auto-estima do país. Para isso, utilizou o catálogo de 2.000 empresas do Ministério do Desenvolvimento e enviou "idéias" a empresários para que pudessem aderir à iniciativa. O material promocional, ao qual a Folha teve acesso, foi confeccionado pela Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), comandada pelo ministro Luiz Gushiken. O folheto enviado às empresas começa com um apelo patriótico: "Aproximar o Brasil dos brasileiros. Resgatar o patriotismo cívico, o orgulho e a auto-estima do nosso povo. É com esse objetivo que o governo federal transformou o Dia da Independência do Brasil numa data ainda mais especial". O texto chama a atenção para a importância da participação das empresas na empreitada. "Basta colocar as comemorações da Semana da Pátria no calendário promocional da sua organização e participar da maneira que achar mais adequada." Depois, sugerem-se "idéias" aos empresários para participar da "grande festa". As dicas vão desde a confecção de camisas, adesivos e bandeiras até planos tarifários especiais de telefonia. Outras sugestões do governo aos empresários: "criação de embalagens comemorativas", "desenvolvimento de novos produtos com o tema", "realização de ações promocionais", "campanhas institucionais e campanhas de incentivo ao uso das cores verde e amarelo" e decorações de sedes e fachadas e frotas de veículos. Empresas Desde o ano passado, o governo Luiz Inácio Lula da Silva busca, nos termos do Planalto, "popularizar" o desfile de Sete de Setembro. O evento foi levado à Esplanada dos Ministérios. Segundo o folder da Secom, o desfile "ficou maior e mais bonito". Lula também apóia explicitamente a campanha de auto-estima promovida pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), citando-a na maioria de seus discursos públicos. A Secom cedeu uma lista de algumas empresas que se envolveram na iniciativa pelo Sete de Setembro, entre elas a rede francesa de supermercados Carrefour -que, além de decorar suas lojas com as cores verde e amarelo, terá, neste mês, 40 milhões de sacolas plásticas com um dos slogans da auto-estima: "O melhor do Brasil é o brasileiro". "A nossa idéia é estar próximo das festas locais. Trata-se de ação importante para uma aproximação dessas características regionais", disse Rodrigo Lacerda, diretor de marketing corporativo do Carrefour. Aéreas TAM e Varig, empresas aéreas que chegaram a discutir uma fusão com apoio oficial, também aceitaram as "idéias" do governo federal. A TAM, por exemplo, irá sortear CDs durante os vôos, com a seguinte mensagem falada por suas comissárias. "No dia da Independência do Brasil, a TAM, uma empresa que tem orgulho em ser brasileira, tem o prazer de sortear nesse vôo um CD do Derico, integrante do quinteto do Jô Soares", diz a mensagem da empresa área. Já a Varig promete destacar a importância da Semana na Pátria em eventos internos com funcionários. Vinheta A rede de lojas Casas Bahia também aderiu à campanha. A empresa, numa forma de homenagear o Sete de Setembro, preparou uma vinheta de sete segundos com o Bahianinho (mascote da empresa), que começa a ser veiculada hoje durante os comerciais de TV, segundo disse à Folha. A Telemar relatou que centrará sua participação em João Pessoa (PB), onde, durante a Semana da Pátria, hasteará as bandeiras do Brasil, do Estado e da empresa. Texto Anterior: Tucano contesta ministro e lembra caso Waldomiro Próximo Texto: Pedido de Lula encurta desfile do 7 de Setembro Índice |
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