São Paulo, quarta-feira, 02 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISTRITO FEDERAL

Mandato acaba antes

Roriz é réu em 2 ações na Justiça Federal

SÍLVIA FREIRE
SANDRO LIMA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar da divulgação de gravações envolvendo a administração do governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB), candidato à reeleição, em supostos esquemas de grilagem de terras públicas no DF, dificilmente as investigações terminarão antes do fim de seu mandato.
Roriz é réu em duas ações cíveis na Justiça Federal que investigam o parcelamento ilegal de terras e é alvo de uma notícia-crime no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
As chances de Roriz ser afastado do cargo em um processo político também são remotas já que a bancada governista é maioria.
Anteontem, os deputados de oposição na Câmara Legislativa protocolaram um pedido de impeachment contra o governador com base em conversas entre ele e o empresário Pedro Passos (PSD), acusado de grilagem de terras. O pedido só deve ser discutido na próxima semana.
Em conversas gravadas pela PF com autorização da Justiça, Passos pede a Roriz a interrupção da fiscalização da Terracap (estatal que administra as terras públicas de Brasília) em condomínio de classe média. O empresário cita o presidente da estatal, Eri Varela, e diz que ele recebeu um lote.
Ontem, a CUT-DF (Central Única dos Trabalhadores) anunciou que vai apresentar ao STJ uma nova ação contra Roriz por improbidade administrativa e protocolar um requerimento na CGU (Corregedoria Geral da União) pedindo a continuidade das investigações sobre o esquema de grilagem no DF. Parte das terras griladas é da União.
O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, disse ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso não quis comentar. Varela aproveitou um ato de desagravo feito pelos funcionários da empresa para se defender da acusação feita por Passos de que teria recebido uma chácara.


Texto Anterior: Presidenciável resiste à pressão por renúncia
Próximo Texto: Piauí: TRE cancela 484 mil títulos em seis anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.