São Paulo, sexta-feira, 02 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC oficializou candidatura em Contagem em 94

DA REDAÇÃO

O presidente Fernando Henrique Cardoso teve a sua primeira candidatura à Presidência da República oficializada em maio de 1994, em Contagem (MG), onde fez seu primeiro discurso como candidato a presidente.
A convenção do PSDB foi marcada por protestos da juventude tucana contra a coligação com o PFL.
FHC e Guilherme Palmeira (PFL), então candidato a vice, foram vaiados, além de outros pefelistas, como Marco Maciel -que se tornaria, depois, o vice, com a renúncia de Palmeira, acusado de integrar esquema de fraude do Orçamento da União.
O sistema de som foi colocado na altura máxima para abafar as vaias. Diante da confusão, FHC abandonou o discurso que preparara para o final da convenção, chamado "Carta de Contagem", no qual atacava o "Estado mínimo" e o neoliberalismo.
Como o PFL, seu aliado, era um dos mais claramente identificados com as teses neoliberais, Fernando Henrique desistiu do texto, falou de improviso e chamou de comportamento "pequeno-burguês" a atitude da juventude tucana, que gritava: "FHC, sem pefelê" e "É traição, é traição".
FHC também escolheu uma cidade mineira, Belo Horizonte, para lançar o real, em julho de 1994.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: PFL insufla Roseana-2002, e Cesar Maia ironiza Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.