UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Namíbia possui melhor renda

DA REDAÇÃO

A África do Sul ocupou a África do Sudoeste, então colônia alemã, na Primeira Guerra e a administrou até o fim da Segunda Guerra, quando a anexou a seu território.
Em 1966, um grupo guerrilheiro marxista deu início a uma guerra independentista, mas, só em 1988, a África do Sul aceitou pôr fim a seu controle sobre a Namíbia. Isso fez parte de um plano de paz da ONU para toda a região. A independência ocorreu em 1990.
A economia namibiana é fortemente dependente da mineração, responsável por 20% do PIB do país. Este é rico em diamantes, além de ser o quinto maior produtor de urânio do mundo e de produzir grandes quantidades de chumbo, de zinco, de prata etc.
Embora sua renda per capita seja relativamente alta para a região, a Namíbia apresenta um grave problema de distribuição de renda. Em épocas de estiagem, há um sério problema de abastecimento de alimentos. Sua economia é dependente da da África do Sul.
Os namibianos também têm dificuldades com a Aids, que reduziu a expectativa de vida recentemente. O país ainda trava disputas territoriais com Botsuana e a África do Sul. (MSM)



Texto Anterior: Aids devasta Moçambique
Próximo Texto: África do Sul tem desemprego alto
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.