UOL

São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

África do Sul tem desemprego alto

DA REDAÇÃO

Depois que os britânicos tomaram o cabo da Boa Esperança, em 1806, os holandeses que viviam na região se mudaram para o norte, fundando suas próprias Repúblicas. A descoberta de diamantes (1867) e de ouro (1886) gerou riqueza, mas agravou o controle dos brancos sobre os nativos.
Os Boers (de origem holandesa) sucumbiram à pressão dos britânicos em 1902. Aí nasceu a União da África do Sul, que já apresentava a política do apartheid -o desenvolvimento separado das raças. Na década passada, o país pôs fim às leis segregacionistas, e os negros chegaram ao poder, elegendo Nelson Mandela.
A economia sul-africana dispõe de abundantes riquezas naturais, de um sistema financeiro bem desenvolvido, de telecomunicações e de energia em profusão. No entanto, os níveis de crescimento do país, nos últimos dez anos, não foram suficientes para atenuar o elevado desemprego.
Altos índices de criminalidade e de Aids desencorajam o investimento direto externo. Além de uma disputa territorial com a Namíbia, o país faz parte de rotas de tráfico de drogas e é usado para lavagem de dinheiro. (MSM)



Texto Anterior: Namíbia possui melhor renda
Próximo Texto: Fome social: Uso eleitoral ameaça Fome Zero na Paraíba
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.