UOL

São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Sinal dos tempos
Com a torneira fechada em outras áreas, o governo federal pagou, até o final de outubro, 93,1% dos recursos previstos no Orçamento para o seguro-desemprego. É provável que os R$ 8,5 bilhões reservados ao benefício acabem antes do fim do ano.

Sem conversa
A Federação Nacional dos Servidores da Previdência Social ameaça entrar em greve geral a partir do próximo dia 9. Reivindica reajuste salarial de 47,11%, descartado pelo governo.

Eu sozinho
Na entrevista exibida no domingo pela TV Bandeirantes, voltou ao ar o Lula messiânico: "Se nós [o atual governo] não fizermos as reformas de que o Brasil precisa, ninguém fará".

Faz-de-conta
No mundo encantado de "Lula e o PT no Brasil", livro de Bernardo Kucinski e Sue Branford, Santo André é "exemplo de como uma administração deve ser gerenciada por meio de critérios responsáveis". Nenhuma linha sobre as denúncias de corrupção na gestão petista da cidade.

Não custa tentar
A oposição a Miguel Arraes articula o lançamento do ex-ministro Jamil Haddad à presidência do PSB na convenção que começa na sexta-feira. A filiação ao partido de dois deputados saídos do Prona-SP provocou a nova ofensiva da oposição.

Sambódromo
A convite da senadora catarinense Ideli Salvatti (PT), Neguinho da Beija-Flor canta hoje, Dia Nacional do Samba, no Congresso Nacional.

Contra o dízimo
Raul Jungmann (PE) leva hoje ao procurador-geral da República, Claudio Fonteles, representação contra a cobrança de dízimo fixada pelo PT para filiados com mandato ou cargo público. Para o deputado do PPS, a prática é "anti-republicana".

Para o bairro
Agnelo Queiroz (Esporte) e Ciro Gomes (Integração Nacional) beneficiaram suas bases eleitorais na distribuição dos investimentos. Queiroz destinou ao Distrito Federal R$ 639 mil do Orçamento de 2003 -tudo o que teve. Ciro deu ao Ceará 43,55% das verbas de sua pasta.

Pouca escolha
Agnelo nega critério político. Diz que o contingenciamento dificultou a execução do Orçamento. Ciro alega ter concluído a barragem do Castanhão (CE), obra que consumiu quase metade dos investimentos da pasta.

Último suspiro
Benedita da Silva anuncia no próximo domingo o Sistema Único de Assistência Social, modelo pelo qual o ministério vai "descarimbar" suas verbas e permitir maior maleabilidade nos gastos das prefeituras. O programa é sua derradeira tentativa de manter-se no cargo.

Outro lado
Manoel Brandão, procurador-geral da Fazenda Nacional, nega que funcionários do órgão em São Paulo tenham dificultado a auditoria que constatou fraudes no sistema da dívida ativa e irregularidades em outros setores.

Visitas à Folha
O deputado federal Antonio Delfim Netto (PP-SP) visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.
 
O deputado federal Ronaldo Ramos Caiado, presidente do PFL em Goiás, visitou ontem a Folha.
 
Vera Valente, diretora-executiva da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Genéricos, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Cláudio Sá, assessor de imprensa.

TIROTEIO

De Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, sobre a decisão governamental de retomar a distribuição de leite a famílias pobres:
-É positivo incentivar a produção de leite, mas me preocupa o clientelismo que isso pode gerar. Quase metade do que o governo pagará por litro ficará com a indústria de pasteurização e ensacamento. Seria melhor dar o dinheiro às pessoas para que comprassem o leite.

CONTRAPONTO

Companheiro ministro

O ministro Gilberto Gil participou no final de semana de um seminário com militantes petistas da área de cultura. O encontro, em um hotel de São Paulo, reuniu mais de 800 pessoas.
O senador Eduardo Suplicy iniciou sua apresentação pedindo generosidade ao partido. As palavras causaram certo desconforto, já que o presidente do PT, José Genoino, presente ao evento, defende a expulsão da senadora Heloísa Helena.
Suplicy ainda tenta convencê-lo a relaxar a punição à alagoana que votou contra o projeto de reforma da Previdência.
Rejeitado por parte da militância petista à época de sua nomeação, Gil aproveitou o encontro para uma reaproximação. Ao iniciar seu discurso, disse:
-Companheiros... bom, eu vou usar logo essa palavra, petista por natureza, para me sentir em casa.
O auditório caiu na risada.


Próximo Texto: Espetáculo em xeque: Lula agora afirma que país voltará a crescer em 2004
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.