UOL

São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FISCALIZAÇÃO

Deputado avisou DRT

Denúncia envolvendo Corrêa foi de petista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A vistoria realizada por fiscais do trabalho na chácara arrendada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Maurício Corrêa, foi motivada por uma denúncia enviada no dia anterior pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) à Delegacia Regional do Trabalho em Brasília, por meio de ofício.
Dois ministros do STF disseram, em caráter reservado, que acreditam em manobra política, mas afirmaram desconhecer a responsabilidade. O próprio Corrêa sugeriu essa possibilidade, em nota divulgada sobre o caso.
A vistoria, executada na última terça-feira, detectou irregularidades trabalhistas, como a existência de nove funcionários sem carteira assinada, conforme a revista "Veja". Corrêa disse que a responsabilidade é do genro.
Vigilante negou a hipótese de armação e a participação do Palácio do Planalto na operação. Ele disse que telefonou ontem ao ministro José Dirceu (Casa Civil) para esclarecer as circunstâncias.
Segundo o deputado distrital, uma pessoa o procurou na segunda-feira da semana passada para avisar que existiam empregados sem carteira assinada em uma chácara próxima à cidade-satélite de Sobradinho.
O denunciante não teria dito que se tratava de imóvel arrendado por Corrêa. "Se eu soubesse, faria [o ofício] do mesmo jeito."
Vigilante disse que os ministros Jaques Wagner (Trabalho) e José Dirceu não sabiam da operação. Por fim, confirmou que o delegado regional do trabalho em Brasília, José Pedro Alencar, que ordenou a vistoria, teve o seu apoio político para assumir o cargo.
O ministro Nilmário Miranda (Secretaria de Direitos Humanos) classificou as supostas irregularidades na fazenda como "mau exemplo". "Espero que isso seja corrigido." O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Nilson Naves, disse que não viu nenhuma irregularidade envolvendo Corrêa. (SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: No ar: Sono gostoso
Próximo Texto: Investigação: Fonteles entra com ação contra Azeredo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.