São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para eleitores de SP, violência é o maior problema

DA REPORTAGEM LOCAL

A violência é o principal problema do Estado hoje, segundo avaliaram os eleitores entrevistados pelo Datafolha entre os últimos dias 14 e 17 -27% dos moradores maiores de 16 anos acham isso.
O receio é maior entre os eleitores com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos e com nível superior de escolaridade. Entre os mais abastados, 37% apontaram a criminalidade como o problema número um de São Paulo, mesmo percentual verificado entre aqueles que declararam ter cursado universidade.
Embora viva mais próxima à violência, a população com renda familiar de até cinco salários mínimos mostrou-se mais indiferente a esse problema. Segundo o Datafolha, 24% dos que integram esse estrato estão preocupados com a questão da segurança.
A região metropolitana de São Paulo demonstrou estar mais preocupada com a violência do que a capital e o interior -30% manifestaram-se dessa forma, contra 28% na cidade de São Paulo e 25% no restante do Estado.
Nos últimos meses, casos de violência voltaram a ganhar destaque na mídia, entre eles os seqüestros, como o de 40 dias da mãe do jogador Robinho, do Santos, atraindo a atenção para questões de criminalidade.
O desemprego foi considerado o segundo maior problema de SP. A pesquisa apurou que 25% dos eleitores têm essa opinião. Ele é citado como o principal desafio para 29% da população na faixa etária entre 16 e 25 anos, e por 28% dos eleitores com renda familiar até cinco salários mínimos.
Dos moradores no interior, 28% disseram que se preocupam com o desemprego, problema que aflige 22% dos cidadãos da capital e 23% da região metropolitana.
Se o eleitor identifica com mais clareza os problemas do Estado, o mesmo não acontece quando questionado sobre em que área o governador Geraldo Alckmin se sai melhor. Segundo o Datafolha, 39% dos entrevistados não souberam responder a essa pergunta, e 36% também não opinaram em que setor Alckmin se sai melhor.
As maiores críticas quanto à administração tucana recaíram sobre a segurança (17%) e a saúde (14%). Quanto aos méritos da gestão Alckmin, 10% dos eleitores apontaram a educação como exemplo, e 8%, a saúde.


Texto Anterior: Aprovação de Alckmin cai 5 pontos em relação a 2003
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Apostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.